Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817738.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Proficiência em língua inglesa
Objetivos
A. Compreender os contextos histórico e teórico da ligação entre cinema e outras artes
B. Desenvolver capacidade analítica e crítica em face de obras ou objetos artísticos que evidenciam intertextualidade formal
C. Produzir objetos cinemáticos a partir de uma base dialógica
Programa
1. A multiplicidade artística na produção cinematográfica
1.1. A presença de outras artes nas metodologias de produção cinematográfica
1.2. A interação criativa e técnica entre diferentes domínios artísticos
2. Reciprocidade entre cinema e outras artes
2.1. Literatura e cinema: o texto visível
2.2. Teatro e cinema: persona, personagem e modelo
2.3. Pintura e cinema: o interior da imagem
2.4. Música e cinema: tonalidade e emoção
2.5. Dança e cinema: o movimento total
3. Apresentação e análise dos exercícios produzidos
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua e por exame/recurso
Apresentação de 3 Exercícios fílmicos até 7 minutos de duração
Relatório com descrição do processo criativo de cada exercício
Cada exercício relaciona cinema com literatura, teatro, pintura, música e dança
Bibliografia
- Eisenstein, S. (1949). Film Form. Florida: Harcourt, Inc.
- Gil, J. (2005). A imagem-nua e as pequenas perceções. Lisboa: Relógio D'Água Editores
- Grilo, J. e Aparício, M. (2013). Cinema e Filosofia - Compêndio. Lisboa: Edições Colibri
- Nogueira, I. (2016). A Imagem no Enquadramento do Desejo: Transitividade em Pintura, Fotografia e Cinema. Silveira: Book Builders
Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas expositivas
2. Visionamento e análise de filmes
3. Aulas prático-laboratoriais para produção de exercícios
Software utilizado nas aulas
Open Office
Quicktime
Da Vinci Resolve