Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 4,0 TP + 40,0 S + 3,0 OT , Cód. 817724.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Software NLE
Equipamento de gravação audiovisual
Inglês Nível B2
Objetivos
A. Adquirir competências de análise crítica sobre o processo criativo de realização cinematográfica
Aa. Evidenciar capacidade de assumir opções e decisões criativas em função das circunstâncias de produção
A. Demonstrar capacidade de dirigir uma equipa de produção cinematográfica
Aa. Adaptar o perfil pessoal a uma função de caráter diretivo na relação funcional, afetiva e artística de uma equipa de produção
C. Desenvolver um sentido ético face a questões de igualdade de género (5º ODS)
Cc. Compreender e seguir princípios éticos na paridade e equilíbrio entre géneros
D. Conhecer a filmografia de diversos realizadores/as
Dd. Expandir e consolidar o conhecimento de obras cinematográficas de referência
Programa
1. Visionamento e análise de obras cinematográficas
1.1. Indicação de obras de referência que sirvam como casos de estudo
2. Seleção de uma cena a replicar ou adaptar
2.1. Estrutura, forma e conteúdo
3. Constituição de uma equipa de produção
3.1. Adoção e implementação de uma metodologia adequada aos elementos que constituem a equipa
4. Produção de exercícios fílmicos
4.1. Afetação de meios e definição de um plano de produção
Metodologia de avaliação
Frequência / Exame / Recurso
. Apresentação oral e justificação de uma cena extraída de um filme de referência pessoal (20%)
. Adaptação, planificação e definição de um plano de produção (20%)
. Visionamento e análise da versão final (60%)
Bibliografia
- Cousins, M. (2005). A Biografia do Filme. Lisboa: Plátano Editora
- Katz, S. (1991). Film Directing Shot by Shot. Stoneham: Michael Wiese Productions
- Rabiger, M. (2009). Directing the Documentary. Burlington: Focal Press
- Rosenthal, A. e Corner, J. (2005). New Challenges for Documentary. Manchester: Manchester University Press
Método de Ensino
1. Exposição de conteúdos (modo síncrono)
2. Visionamento e análise de obras de referência (modo assíncrono)
3. Exercícios práticos a partir de uma perspetiva de realização (modo assíncrono)
Software utilizado nas aulas
Microsoft Office
Microsoft Teams
Quicktime Player
Software NLE
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável