Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817720.
Docente(s)
- Nuno Miguel de Sousa Vieira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
1. Computador pessoal;
2. Camâra;
3. Acesso à internet;
4. Auriculares.
Objetivos
a) Compreender o papel da prática artística na contemporaneidade. Articulando o sujeito que produz com a alteridade de experiência;
b) Cruzar a informação sobre a prática relativos aos diferentes meios de expressão artística; contruindo para uma visão relacional e de contágio recíproco entre uma pluralidade de meios e linguagens de expressão;
c) Identificar as contingências da prática da imagem e movimento na relação com as outras disciplinas artísticas. Considerando que, qualquer acontecimento é sempre refém do seu contexto, as relações entre a produção artística e as particularidade e especificidade contextuais de determinada a sua produção e materialização são sempre constitutivas e construtivas da própria obra.
Programa
1. Campos operativos e definição de conceitos tendo como ponto de partida o lado da produção. Desenvolvimento de uma consciência critica e operativa sobre as implicações do ato produtivo no momento da visibilidade e vice-versa Do site-specific ao contexto;
2. Pós-Modernismo, contributo para construção de uma praxis artística num território de hibridismo. Metodologias e estratégias A justaposição e a alternância como ferramentas;
3. Arte contemporânea em geral e da imagem em movimento em particular e as suas múltiplas direções e contingências conceptuais. A abstração como metodologia de compreensão do mundo. O hibridismo e a justaposição de médiuns, de ferramentas e de disciplinas artísticas.
Metodologia de avaliação
1. A avaliação é contínua (30%);
2. Desenvolvimento, a presentação, defesa e discussão dos trabalhos teórico (70%);
3. Serão excluídos da avaliação final os alunos que ao longo do semestre não tenham frequentado pelo menos 2/3 das aulas;
4. Em contato de exame serão solicitados os mesmos trabalhos práticos que no contexto de avaliação continua (80%) e um exercício suplementar proposto para a situação de exame (20%);
Bibliografia
- ARDENNE, P. (2006). Un arte contextual Creación artística em médio urbano, em situación, de intervención, de participación. (Vol. 1). Murcia: Cendeac
- BOURRIAUD, N. (2004). Pós-produção Como a arte Contemporânea O mundo contemporâneo. (Vol. 1). São Paulo: martins Fontes
- DIDI-HUBERMAN, >. (2013). O que vemos o que nos olha. (Vol. 1). São Paulo: Editora 34, Coleção TRANS
- VIRILIO, V. (2000). A velocidade de libertação. (Vol. 1). Lisboa: Relógio DÁgua
Método de Ensino
1. Aulas teóricas de exposição oral, debates, exemplos práticos, análise de textos, apresentações individuais e de grupo;
2. Aulas à distância, modo síncrono.
Software utilizado nas aulas
Zoom
Doctrino (https://doctrino.ipt.pt)