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Ano Letivo: 2020/21

Cinema Documental

Argumento Cinematográfico II

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817710.

Docente(s)
- Hermínia Maria Pimenta Ferreira Sol (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Argumento Cinematográfico I (não obrigatório mas preferencial).
Capacidade de leitura em Inglês e Espanhol (preferencial).

Objetivos
Terminado o semestre, os/as alunos/as deverão:
A. Ter as bases teóricas necessárias à conceção de uma boa narrativa audiovisual não- ficcional e demonstrar conhecer conceitos base como drama, estrutura, desenvolvimento narrativo e estilo visual;
(AA) Conhecer modelos de escrita e apresentação formal de diferentes tipos de guiões para documentário;
(AB) Ser capazes de conceber e redigir um projeto;
B. Ser capazes de investigar, conceptualizar e desenvolver uma ideia no âmbito do cinema documentário;
(BA) Conhecer métodos de pesquisa eficazes, delinear uma ideia, passá-la para o papel, desenhar o esquema de produção e propô-la eficazmente (pitching);
(BB) Reconhecer e dominar a gramática do cinema documental;
C. Desenvolver a prática de escrita com imagens;
(CA) Construir uma narrativa visual recorrendo a fundamentos e a processos da escrita não-criativa, nomeadamente à collage no documentário;
(CB) Conhecer os processos de escrita do documentário;
D. Reconhecer questões éticas e políticas associadas à representação documental;
(DA) A fronteira ténue entre a realidade e a ficção;
(DB) A representação da violência;
E. Conhecer e compreender os elementos que integram um dossiê de pré-produção no âmbito do documentário;

ODS:
5 – Igualdade de Género;
10 – Reduzir Desigualdades

Programa
1. Breve história do documentário enquanto género;
1.1. tipos de documentários;
1.2. realizadores que cultivaram este género;
2. A abordagem documental
2.1. O impacto do documentário: propósitos e objetivos;
2.2. A questão do ponto de vista;
2.3. Definição do tema do documentário;
2.3. Contexto, acesso e viabilidade/exequibilidade;
2.4. Função, desafios/riscos e impacto(s) desejado(s);
2.5. Conceptualização, estruturação e redação do argumento;
2.6. Tipos e contributos do/a espectador/a de documentário;
2.7. Leitura e análise de projetos documentais
3. A Collage no cinema documentário
3.1. Breve contextualização histórica;
3.2. Imagem, collage e escrita;
3.3. Collage e Arquivo;
3.4. Ensaios-collage;
4. Questões éticas e políticas
4.1. A filmagem do Outro;
4.2. A ética das imagens e do olhar.
4.3. Representações do trauma;
4.4. O poder de dar voz e de silenciar;
4.5. O efeito doppelganger;
4.6. A volatilidade da verdade e do real.
5. O dossier de um projeto
a. Investigação;
b. Tratamento;
c. Argumento (contemplando a escrita de imagens e de som);
d. Dispositivo cinematográfico;
e. O filme no seu contexto.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:

Participação e desenvolvimento de atividades em contexto de aula: 20%
Argumento original: 30%
Argumento de filme documental: 50%

Avaliação por exame Normal/ Recurso/ Ep. Especial:
Argumento original: 40%
Argumento de filme documental + Reflexão Teórica: 60%

Bibliografia
- Bernard, S. (2016). Documentary Storytelling: Creative Nonfiction on Screen. (pp. -----). Nova Iorque & Londres: Focal Press
- Kahana, J. (2016). The documentary film reader: History, theory, criticism.. (pp. -----). Oxford: OUP
- López, S. e Vaquero, L. (2009). Piedra, papel y tijera – el collage en el cine documental.. (pp. 37-64). Madrid: Ayuntamiento de Madrid e Ocho y Medio
- Nichols, B. (2016). Speaking truths with film: Evidence, ethics, politics in documentary. Oakland, CA: UCP

Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas, de natureza participativa onde os textos/filmes propostos provocam relação com o ato da escrita e a reflexão crítica dos trabalhos.

Software utilizado nas aulas
Software de edição de imagens
Processador de Texto
Celtx
Trello
MS Teams / MS OneNote

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

 


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