Publicação em Diário da República: Despacho nº 13772/2014 - 12/11/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 90566.
Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- aplicar um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) em situações comunicativas específicas da área da contabilidade;
- utilizar capacidades de interpretação e produção textual de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais;
- reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico da área da Contabilidade;
- comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real.
- garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e, promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Programa
1. O inglês como língua global
1.1 Contactos pessoais e sociais
1.2. Contactos profissionais
1.3. O meio empresarial
2. Carreiras Profissionais
2.1 Habilitações
2.2. Competências
2.3. Profissões
3. Candidaturas profissionais
3.1 Cartas de motivação
3.2. Cartas de resposta a candidatura
3.3. O CV tradicional e novas abordagens
4. Comunicação
4.1 Conversas telefónicas
4.2 Correspondência formal
4.3. Correspondência informal
5. Instituições financeiras
5.1. Instituições depositárias
5.2. Instituições de investimento
5.3. Instituições contratuais
6. Finanças e Negócios
6.1. A realidade financeira dos mercados
6.2. Métodos e instrumentos de gestão e avaliação financeira
6.3. Tomada de decisões relativa a políticas de investimento e financiamento
7. Contabilidade
7.1. Conceitos fundamentais de contabilidade
7.2. Enquadramento contabilístico internacional
7.3. Demonstrações financeiras
8. Auditoria
8.1. O revisor oficial de contas
8.2. Planeamento do trabalho de auditoria
8.3. Controlo interno
9. Estruturas gramaticais em conformidade com os conteúdos programáticos (Nível B1 do QCERL)
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Participação ativa na sala de aula; realização de exercícios e fichas de trabalho (escrito e oral):20%
Trabalho de pesquisa e apresentação: 30%
Teste de avaliação: 50% (mínimo: 10 valores)
Exame e Melhoria de nota
Exame escrito: 50%
Exame oral: 50%
Bibliografia
- Coe, N. e Harrison, M. e Paterson, K. (2010). Oxford Practice Grammar. Oxford: Oxford University Press
- Evans, V. e Dooley, J. e Patel, K. (2012). Finance - Career Paths. Berkshire: Express Publishing
- Frendo, E. e Mahoney, S. (2011). English for Accounting. Oxford: Oxford University Press
- Peltier, S. e Taylor, J. (2013). Accounting - Career Paths. Berkshire: Express Publishing
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se realizam exercícios de leitura, audição, produção escrita e orais com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)