Publicação em Diário da República: Aviso nº 909/2016 - 27/01/2016
2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 602412.
Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Preparar os alunos para saber utilizar e fomentar a criatividade, deter capacidade analítica, efetuar aproximações à resolução de problemas, e encorajar a iniciativa individual e coletiva.
Programa
1. Criatividade individual e organizacional:
- Definição.
- Processo.
- Ferramentas.
2. Inovação organizacional:
- Definição.
- Processo.
3. Aprendizagem organizacional:
- Definição.
- Processo.
4. Mudança organizacional:
- Definição.
- Processo.
- Barreiras e estratégias de gestão.
Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático em grupo que consistirá na apresentação de um protótipo de um produto ou serviço, sendo atribuída uma classificação final. A não comparência à apresentação ou a não realização do trabalho constitui reprovação. Em época de exame, a avaliação incidirá sobre a apresentação e discussão pública de um projeto, com ponderação de 50%, e um teste escrito com ponderação de 50%.
Bibliografia
- Clegg, B. (2016). Instant Creativity. (Vol. 1). (pp. 1-183). London: Kogan Page
- M., J. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espana: Ariel
- Taylor, R. (2013). Creativity at Work. (Vol. 1). London: Kogan Page
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espana: Paidos
Método de Ensino
As equipas de discentes recolhem dados para um trabalho, no ambiente da sala de aula, acerca de cada tema do programa, e solicitam ao docente uma orientação nas suas pesquisas, para alcançarem os objetivos propostos na unidade curricular.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 08 de setembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)