Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018
3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 T + 3,0 OT , Cód. 602827.
Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (2)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Inglês Nível B2
Objetivos
A. Conhecer a evolução tecnológica do setor audiovisual
Aa. Deter uma visão diacrónica das inovações tecnológicas ao nível do som e da imagem
B. Compreender o papel da inovação e da criatividade no setor audiovisual
Bb. Relacionar a componente tecnológica com a produção artística
C. Deter iniciativa individual e coletiva na resolução de problemas
Cc. Formular soluções criativas para problemas complexos
D. Fomentar a criatividade
Dd. Evidenciar sentido inventivo num contexto de aplicação prática
Programa
1. Origem histórica da tecnologia audiovisual
1.1. Diversidade, necessidade e evolução
2. Caracterização das inovações audiovisuais
2.1. Da arte rupestre à realidade virtual
3. Setor audiovisual e respetivos agentes
3.1. Inovação e evolução tecnológica no setor audiovisual
4. Impacto da tecnologia na criatividade no setor audiovisual
4.1. Aplicação da tecnologia à forma e conteúdo dos produtos audiovisuais
5. Exercícios de criatividade em grupo
5.1. Procura de novas soluções
6. Ativar mecanismos mentais de concetualização de ideias
6.1. Mudança de pensamento, adaptação e tolerância à incerteza
7. Constituir equipas criativas
7.1. Potencial criativo, dinâmica de grupo e tomada de decisão
8. Prototipagem
8.1. Conceção, construção e exposição do modelo
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua / Exame / Recurso
Trabalhos escritos (4 x 15%)
Projeto Final (40%)
Bibliografia
- Basalla, G. (2001). A evolução da tecnologia. Porto: Porto Editora
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. Madrid: Paidós
- Packer, R. e Jordan, K. (2001). Multimedia - From Wagner to Virtual Reality. New York: W. W. Norton & Company Ltd.
- Pigueur, Y. (2011). Criar modelos de negócio. Lisboa: D. Quixote
Método de Ensino
1. Exposição oral de conteúdos
2. Exercícios práticos
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Microsoft Office