IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Som e Imagem

Cultura Visual

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 602823.

Docente(s)
- Jorge Morarji dos Remédios Dias Mascarenhas (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
-não aplicável

Objetivos
-Demonstrar capacidade de observar e analisar uma obra de arte
-Narrativa, significado dos símbolos e mensagens
-Perceber os mecanismos de representação
-Equilibrio, proporção, perspectivas, ilusões, luz e cor, posição dos objetos e personagens
-Consiguir enquadrar histórica e culturalmente a Arte ocidental (da antiguidade aos nossos dias)
-valores importantes de cada época
-condicionantes económicas e socio-culturais
-conhecer algumas tendências no futuro da arte

Programa
I-Princípios teóricos da arte
-Conceito de arte e obra de arte
-Disciplinas artísticas
-Componentes da obra de arte
II-História da arte, análise cénica e representação (da pre-história ao final do sec XX)
-Critérios de analise e avaliação
-Mecanismos de representação
1-Pré-História
2-A antiguidade Clássica: Próximo e antigo oriente, Egipto, Gregos, Romanos, paleocristâ e Bizantino
3-A Idade Média ao seculo XIX: Medieval, Românica, Gótica, Italiana dos séc. XII e XIV, Norte da Europa sec XV, Renascimento, Maneirismo, Reforma, Barroco, Iluminismo e Romantismo
4-Arte do séc XIX e XX (cerca de 60 movimentos): Positivismo, Realismo, Impressionismo, Arte Nova, Simbolismo, Impressionismo, vienna Secession, fauvismo, die Bruke e expressionismo, Cubismo, De Stil, Dada, Bauhaus, New Objectivity, Surrealismo, New York Photo, Pop Art
III-Tendências artísticas do século XXI
-Várias tendências na pintura, na escultura e no graffiti

Metodologia de avaliação
-Parte I -avaliação escrita (25%)
-Parte II e III- Trabalho de Pesquisa (75%)
Aprovação: Classificação superior ou igual a 09,5
Admitido a exame:inferior a 09,5
Avaliação por exame e recurso:
-Trabalho de pesquisa

Bibliografia
- Davies, J. (2010). A NOVA HISTÓRIA DA ARTE DE JANSON. Lisboa: Fund. Calouste Gulbenkian
- Eimert, D. (2013). ART OF THE 20TH CENTURY. London: Parkstone International

Método de Ensino
As aulas são leccionadas, com base na observação e análise comentada cronológica das obras de arte tendo em conta sempre o enquadramento artístico e socioeconómico da época

Software utilizado nas aulas
-PowerPoint

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado