Publicação em Diário da República: Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL , Cód. 611818.
Docente(s)
            - Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N/A
Objetivos
          Desenvolver programas e ações que utilizem os museus, o património cultural como recurso turístico; desenvolver planos para a comunidade local que envolvam as instituições museológicas e os processos de visitação turística. Objetivo central nesta unidade curricular é estimular um olhar crítico direcionado ao setor do turismo acessível e inclusivo, de forma a permitir o desenvolvimento e promoção de ações que visem a acessibilidade aos espaços (museus e património).
Programa
          1.Introdução à museologia e à teoria da interpretação patrimonial 
1.1. Vocação, objetivos e missão de um museu 
1.2. Tipologias de museus 
1.3. Coleções e discurso museológico 
2. Património, animação e turismo 
2.1. Programas de animação cultural nos territórios rurais como forma de atratividade turística 
3. Património (3.1. Promoção de atividades lúdicas de natureza 
4. A animação turística - cultural do património construído 
4.1. Guião de boas práticas. Estudos de caso 
4.2. Turismo Acessível: acessibilidade para turistas 
5. Estudos de caso 
Metodologia de avaliação
          O método de avaliação implicará:  
a) prova escrita (50%); 
b) trabalho prático (50%) 
Nota mínima de 8 valores em todos os momentos de avaliação.
Bibliografia
          - Campos, J. (2004). Escolas e Museus. Parceiros na Educação, Cadernos do Museu de Eletricidade. (Vol. 3). Lisboa:  Lisboa
- García, M. (2002). El Consumo de Servícios Culturales. Madrid:  ESIC, Madrid.
- Rico, J. (2006). Manual práctico de museología, museografía y técnicas expositivas. Lisboa:  Ediciones, Sílex.
Método de Ensino
          a) Aulas teóricas de exposição; 
b) Aulas práticas de execução de exercícios e recensões; 
Software utilizado nas aulas
          N/A
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    
    

















