IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Informática

Programação Avançada

<< voltar ao Plano Curricular

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP , Cód. 61428.

Docente(s)
- Ricardo Nuno Taborda Campos (1)
- Nelson Manuel Pacheco Amaral (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Esta unidade curricular tem por objectivo introduzir os alunos à programação de computadores usando a linguagem Python. Ao concluir esta unidade o estudante deverá:
1) ter conhecimento profundo das características desta linguagem de programação e saber instalar e configurar o ambiente de desenvolvimento;
2) ter conhecimento dos principais comandos da linguagem de programação
3) ter conhecimento das principais bibliotecas existentes em Python;
4) saber automatizar rotinas com recurso a estruturas de controlo e iteração;
5) saber escrever e estruturar programas em Python com recurso a arrays;
6) saber escrever e estruturar programas em Python com recurso a estruturas de dados avançadas;
7) saber escrever e estruturar programas em Python com recurso a compreensão de listas;
8) ser capaz de processar ficheiros de texto, word, CSV, JSON, e documentos web, bem como entender a importância do OCR (mecanismo de reconhecimento de caracteres) no processamento de texto a partir de imagens e pdfs;
9) saber decompor problemas em sub-tarefas com recurso a funções reutilizáveis e anónimas;
10) saber criar e disponibilizar módulos;
11) ser capaz de executar módulos/scripts a partir da linha de comandos;
12) estar capacitado para testar e corrigir erros em programas;

Programa
1. Programação em Python
1.1. Porquê programar em Python?
1.2. História do Python
1.3. Características
1.4. Vantagens
1.5. Instalação do Python

2. Introdução ao Python
2.1. Comentários
2.2. Ajuda no Python
2.3. Entrada e saída de informação
2.4. Variáveis
2.5. Tipos de dados
2.6. Operadores
2.7. Casting
2.8. Formatação de dados
2.9. Imutabilidade vs Mutabilidade
2.10. Notebooks em Python

3. Importação e Utilização de Bibliotecas
3.1. Módulos internos
3.2. Módulos externos
3.3. Módulos frequentemente usados
3.4. Introdução ao PyPi: repositório oficial de pacotes do Python

4. Estruturas de Controlo e Iteração
4.1. IF
4.2. For
4.3. While
4.4. Break/Continue

5. Estruturas de Dados Simples
5.1. Arrays
5.2. Arrays Multidimensionais
5.3. Jagged Arrays

6. Estruturas de Dados Avançadas
6.1. Listas
6.2. Conjuntos
6.3. Dicionários
6.4. Tuplos

7. Compreensão de Listas
7.1. Introdução à compreensão de listas
7.2. LINQ em Python

8. Leitura e Escrita de Ficheiros
8.1. Ficheiros de texto
8.2. Ficheiros de MS Word
8.4. Ficheiros de CSV
8.5. Ficheiros de JSON
8.6. Ficheiros de HTML
8.7. Introdução ao OCR (mecanismo de reconhecimento de caracteres) e ao uso do tesseract - software de OCR - para o processamento de texto a partir de ficheiros de imagens e pdfs

9. Funções
9.1 Funções definidas pelo utilizador
9.2. Funções geradoras
9.3 Funções lambda (MAP, Filter, Reduce)

10. Criação e Partilha de Módulos
10.1 Introdução ao git (sistema de controlo de versões)
10.2 Introdução ao github (repositório de código-fonte com ligação ao git)
10.3 Sincronização de projetos com o github, a partir do Git e do software de desenvolvimento PyCharm
10.4. Criação de módulos
10.5. Disponibilização local de módulos
10.6. Disponibilização online de módulos (PyPi e Github)
10.7. Criação de pacotes
10.8. Disponibilização local de pacotes
10.9. Disponibilização online de pacotes (PyPi e Github)

11. Linha de Comandos
11.1. Execução de código a partir da linha de comandos
11.2. Passagem de parâmetros
11.3. Módulo __name__
11.4. Função Main

12. Exceções
12.1. Definição
12.2. Tipos de erros
12.3. Controlo de exceções

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência: Frequência I (60%) + Frequência II (40%)
Participação obrigatória nos 2 elementos de avaliação com nota mínima de 6 valores (em cada um)


Avaliação por Exame: Exame(100%)

Bibliografia
- , . e Costa, E. (2016). Programação em Python - Fundamentos e Resolução de Problemas . Lisboa: FCA
- Downey, A. (0). Think Python - How to Think Like a Computer Scientist. Acedido em 16 de fevereiro de 2018 em http://greenteapress.com/wp/think-python
- Liang, D. (2012). Introducing to Programming using Python. NA: NA
- Severance, C. (0). Python for Everybody - Exploring Data Using Python 3. Acedido em 16 de fevereiro de 2018 em http://do1.dr-chuck.com/pythonlearn/EN_us/pythonlearn.pdf

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais.
Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Python - Anaconda
Jupyter Notebooks
Moodle: plataforma de eLearning do IPT, Centro de eLearning

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado