5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 61423.
Docente(s)
            - Susana Isabel Caetano Domingos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          Os alunos devem ser capazes de:
- aplicar um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) em situações comunicativas específicas da área da Informática e Tecnologias Multimédia; 
- utilizar capacidades de interpretação e produção textual de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais;
- reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico da área da ITM;  
- comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real.
Programa
          A - Conteúdos temáticos 
1. Tipos de empresas e departamentos 
a. Pessoas e Empregos 
b. Competências e experiência profissionais 
c. Produtos e serviços 
d. Trabalho de equipa 
2. Tecnologia e Comunicação 
a. Componentes de um computador 
b. Vivendo na era digital 
c. Internet e email 
d. Chats and conferencing 
e. Segurança na Internet 
3. Sistemas de comunicação 
a. Redes 
4. Vídeo jogos 
a. Vantagens e desvantagens 
b. Empregos na área da informática 
5. Novas tendências 
B - Conteúdos gramaticais 
1. Artigos e determinantes 
2. Adjetivos e advérbios 
3. Preposições 
4. Tempos verbais 
5. Condicional  
6. Discurso direto e indireto 
7. Voz passiva
Metodologia de avaliação
          Avaliação continua 
- 1 prova escrita-60%(mínimo 8 valores) 
- 1 trabalho final escrito e oral-20% 
- Avaliação contínua (sala de aula-trabalhos práticos) -20% 
Exame 
- Prova escrita 80%(mínimo 8 valores) 
- trabalho final escrito e oral 20% 
Bibliografia
          - Esteras, S.  e Fabré, E. (2007). Professional English in Use ICT. Cambridge:  Cambridge University Press
- Esteras, S. (2013). Infotech - English for Computer Users. (Vol. 1). Cambridge:  Cambridge University Press
- Evans, V.  e Dooley, J.  e Wright, S. (2011). Information Technology. Berkshire:  Express Publishing
Método de Ensino
          Metodologia comunicativa centrada no aluno, aplicada à área da ITM, recorrendo a documentos autênticos, desenvolvendo competências comunicativas próximas do contexto profissional através de atividades de leitura, audição, oralidade e produção escrita
Software utilizado nas aulas
          Plataforma de eLearning

















