Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 601613.
Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem perceber o papel do indivíduo enquanto elemento integrante de uma organização, quais os condicionalismos, e as relações entre os indivíduos.
Os alunos devem compreender a importância da componente estratégica dos recursos humanos, ao nível do estudo das variáveis comportamentais.
Programa
Cap. I - A inteligência emocional e o seu impacto na globalização
1.1 - Importância das emoções no comportamento
1.2 - Avaliar o impacto da globalização no capital humano
1.3 - Descobrir os efeitos das emoções no processo de globalização
Cap. II - Novos fundamentos do comportamento
2.1 - Varáveis que potenciam a flexibilidade dos trabalhadores perante as mudanças
2.2 - Processo de mudança organizacional
2.3 - Gestão do conhecimento.
Cap. III - A aprendizagem
3.1 - A aprendizagem contínua em todos os níveis da organização
3.2 - Identificar a importância da ética nos processos de competitividade global nas organizações
3.3 - Aprendizagem contínua como base do desenvolvimento sustentável nas organizações globais
Cap. IV - O processo de motivação - frustração
4.1 - A conceptualização do processo de motivação
4.2 - Características das necessidades ou motivos
4.3 - Tipologias: motivos fisiológicos, sociais e cognitivos
4.4 - A frustração e os movimentos sociais
4.5 - O papel da comunicação no sistema social
Cap. V - Satisfação no trabalho
5.1 - A conceptualização do processo de satisfação
5.2 - Modelo de satisfação
5.3 - Antecedentes da satisfação
5.4 - Consequências da satisfação
Cap. VI - Stress no trabalho
6.1 - A conceptualização do processo de stress no trabalho
6.2 - Modelo de stress
6.3 - Causas do stress
6.4 - Consequências do stress
Cap. VII - Ligação pessoa-organização
7.1 - Ajustamento pessoa-organização
7.2 - Implicação organizacional
7.3 - Contrato psicológico
7.4 - Confiança organizacional
7.5 - Comportamento de cidadania organizacional
Cap. VIII - Equipas de trabalho nas organizações
8.1 - Tipos e características dos grupos
8.2 - Equipas de trabalho e trabalho em equipa
8.3 - Trocas sociais: justiça, apoio e confiança
8.4 - Liderança
8.5 - Relacionamento interpessoal e conflitos
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: teste escrito (50%) e trabalhos desenvolvidos em aula (50%). São aprovados e dispensados do exame os alunos cuja nota seja igual ou superior a 10 valores.
Épocas de Exame: teste escrito (100%).
Bibliografia
- Cabral-Cardoso, C. e Rego, A. e Pina e Cunha, M. e Neves, P. e Campos e Cunha, R. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH
- Hughes, C. (2015). Managing Human Resource Development Programs. UK: Palgrave Macmillan
- Ivancevich, J. e Konopaske, R. e Matteson, M. (2013). Organizational Behaviour and Management. New York: McGraw Hill
- Lousã, E. e Rodrigues, A. e Silva, M. e Couto, A. (2019). Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos - Práticas num contexto em transformação. Lisboa: Vida Económica
- Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Silabo
Método de Ensino
Aulas teóricas onde são expostos os temas dos conteúdos programáticos complementadas por aulas práticas, onde os mesmos temas são discutidos com recurso ao estudo de casos práticos, para melhor compreensão com a realidade empresarial.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de setembro de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)