IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Design Multimédia

Avaliação de usabilidade

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018

3 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 617519.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)
- Paulo Jorge Carrilho Pereira (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Realizar estudos de usabilidade e acessibilidade.
2. Promover diferentes técnicas que permitam uma análise da usabilidade de produtos multimédia.
3. Promover testes de acessibilidade.
4. Apresentar propostas de medidas corretivas, promovendo o redesign de produtos multimédia.

Programa
1. Questões de credibilidade na Internet

2. O Conceito de usabilidade
Introdução ao conceito de usabilidade e a necessidade de simplificar a utilização de produtos multimédia.

a) Os princípios de usabilidade
- Design de páginas web ou produtos multimédia;
- Design de conteúdos;
- Design de sites;
- Arquitetura da informação.

3. Técnicas de Avaliação de usabilidade
A avaliação da usabilidade e os seus objetivos e técnicas.

a) Avaliação heurística
- Definição e caraterísticas
- Heurísticas e indicadores
- Avaliadores e condições de avaliação

b) Testes de utilizadores
- Definição e técnicas
- Inspeção cognitiva
- Testes com utilizadores.

4. Conceito de Acessibilidade

a) Diretivas da W3C e legislação
b) Avaliação da conformidade das diretivas W3C

Metodologia de avaliação
A avaliação, tanto em frequência como em exame, consiste na realização de vários exercícios práticos em contexto de aula, que culminam na elaboração de um relatório final.
Peso dos exercícios: 70%;
Peso do Relatório final: 30%.

Bibliografia
- BADRE, A. (2002). Shaping Web usability : interaction design in context.. USA: Pearson Education
- GOTO, K. (2000). Web ReDesign, Workflow that works. USA: New Riders Publishing
- NIELSEN, J. (2000). Designing web usability: the practice of simplicity.. USA: New Riders Publishing
- NORMAN, D. (2002). The design of everyday things. New York: Basic Books

Método de Ensino
1. Aulas teórico práticas com explanação dos conteúdos ministrados e apresentação de estudos de caso.
2. Aulas de práticas laboratoriais com exercícios práticos e acompanhamento do projeto.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 24 de setembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado