Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 617517.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          1Transformar informação em conteúdo interativo
2Estruturar navegação c/lógica 
3Criar animações dotadas de sentido
4Implementar layouts de ecrã p/multimédia 
5Aplicar conhecimentos durante o processo 
6Usar software c/mestria  
7Demonstrar conhecimentos no âmbito do multimédia
Programa
          a)Metodologia de designing 
b)Multimédia: produtos, elementos, modos de interação com a informação 
c)Prototipagem em função da plataforma e do conteúdo 
d)Design do conteúdo; informação e navegação 
e)Design de interface; botões, comandos, menus, animações 
f)Design de animações 
h)Animação entre ecrãs-cenas 
i)Crítica de uso 
j)Projetação de protótipo funcional 
l)Testagem e redesign
Metodologia de avaliação
          Avaliação formativa durante as aulas, processo de designing.
Realização de Frequência no final do semestre, que consiste na apresentação dos exercícios e/ou dos projetos que foram propostos, devendo reflectir as sugestões que foram feitas pelo docente, nas aulas.
A nota da frequência é a média aritmética dos projectos propostos, possuindo todos eles o mesmo peso.
Os alunos com positiva em frequência (dez ou mais valores), dispensam de exame.
Exame: realização de um exercício prático, de criação de interfaces multimédia (design de, pelo menos, dois ecrãs e navegação entre eles), sem prejuízo da apresentação de todos os trabalhos ou projectos que foram propostos. 
A nota do exame, é a média aritmética da classificação obtida no exercício prático em exame (50%), com a classificação atribuída aos trabalhos(50%).
Itens objecto de apreciação/avaliação em frequência e exame:
a) Expressividade e criatividade das propostas;
b) Domínio/uso correcto do software de criação de interfaces/conteúdo multimédia;
c) Navegação lógica e intuitiva;
d) Coerência formal nos objectos, imagens, formas, símbolos e botões;
e) Design de cada ecrã;
f) Recheio qb em cad ecrã, com texto, imagens e outros elementos;
g) Localização correcta dos widgets, botões, elementos multimédia, zonas quentes, botões, etc;
h) Movimentos lógicos, de deslocação entre ecrãs;
i) Outros apectos de design, navegação e interacção
Bibliografia
          (2001). The education of an e-designer. Nova Iorque:  Allworth Press
(2002). The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web. Canadá:  New Riders Press
(2011). Simple and usable web, mobile, and interaction design (voices that matter). Berkeley:  New Riders
Método de Ensino
          A)Aulas teóricas expositivas: conceitos e exemplos 
B)Análise de conteúdos multimédia 
C)Aulas práticas de descoberta software 
E)Aulas manuseamento de software de design para app;
F)Resolução de problemas 
G)Avaliação sumativa, sobre produto
Software utilizado nas aulas
          Software de prototipagem rápida, Axure ou similar
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 24 de setembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















