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Ano Letivo: 2019/20

Design Multimédia

Edição de áudio

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP , Cód. 617514.

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Criar e editar ficheiros áudio;
Inserir áudio em conteúdos e produtos multimédia e de animação
Valorizar conteúdos e produtos multimédia e de animação através do áudio

Programa
O software de edição áudio
O software áudio e demais software
Captar, criar e editar ficheiros de áudio, incluindo voz off
Editar áudio para animação e conteúdos multimédia
Criação de conteúdos multimédia dotados de áudio
Valorização de conteúdos multimédia e animações em virtude da incorporação de áudio

Metodologia de avaliação
A avaliação possui natureza formativa, desenvolvendo-se nas aulas, para avaliar qualitativamente as propostas e introduzir correcções ou reformulações.
Sumativamente a avaliação possui dois momentos distintos: frequência e exame.
A frequência é um momento de avaliação final dos trabalhos realizados, com base nas propostas de tarefas/exercícios/trabalhos distribuídos pelo professor, pelo menos três: um de relação de áudio com animações, outro de incorporação de voz off em conteúdo multimédia e um final, global de valorização de conteúdo multimédia com áudio.
Esta avaliação é quantitativa (zero a vinte valores).
O exame é o momento de avaliação final, ao qual acedem os alunos que não obtiveram avaliação positiva na frequência.
No exame os alunos terão de desenvolver um trabalho prático, por forma a avaliar os seu conhecimentos e mestrias, tendo em conta os conteúdos e os objectivos programáticos.
Esta avaliação é quantitativa (zero a vinte valores).
São objecto de análise e avaliação, em frequência e em exame, os seguintes aspectos:
a) A correcta criação e edição de áudio (30%);
b) A utilização do áudio para valorizar conteúdos multimédia e animações (30%);
c) A inserção de áudio nos momentos e nos locais mais adequados em cada produto ou conteúdo (30%);
d) Globalmente, a criatividade, expressividade e funcionalidade dos produtos criados (10%).

Bibliografia
- BEAUCHAMP, R. (0). Designing Sound for Animation. Acedido em 1 de março de 2019 em https://epdf.pub/designing-sound-for-animationa72574f13a2ebe87e6c438e7dbbf8d6846083.html
- Grilo, J. (2007). As lições do cinema. Manual de filmologia.. Lisboa: Colibri
- Holman, T. (0). Sound for Digital Video. Acedido em 1 de março de 2020 em https://epdf.pub/sound-for-digital-video.html
- RUMSEY, F. (0). Sound and Recording. Acedido em 1 de março de 2020 em https://epdf.pub/sound-and-recording.html

Método de Ensino
Aulas expositivas, de contacto com o interface do software de áudio e de animação.
Aulas teórico-práticas de relação daquele software com outro, de design para multimédia
Aulas práticas de criação de conteúdos multimédia, valorizados com áudio

Software utilizado nas aulas
a) Oceaudio, ou outro editor similar, free, de áudio;
b) Filmora, ou outro editor, similar, free de vídeo/movies;
c) Pencil 2D, ou outro editor, similar, free de animação;
d) Illustrator, Gimp (free) ou Photoshop.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 22 de setembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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