Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617512.
Docente(s)
            - Ana Isabel e Sousa do Carmo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1. Definir conceitos de design de UI, UX, Ix e Usabilidade
2. Identificar os principais disp. e plataformas móveis e suas especificidades
3. Aplicar princípios e orientações de design de UI
4. Entender o processo, identificar e usar as ferramentas de design de UI
5. Desenvolver projeto design UI
Programa
          1. Conceitos 
1.1. Design de Interface do Utilizador (UI - User Interface)
1.2. Design de Interação (Ix - Interaction)  
1.3. Design de Experiência do Utilizador (UX - User Experience) 
1.4. Usabilidade 
2. Dispositivos e Plataformas Móveis 
2.1. Tipos de dispositivos e plataformas móveis 
2.2. Limitações, possibilidades e contexto de utilização 
3. Design de Interfaces (UID)  
3.1. Princípios de design 
3.2. Orientações para o design UI nas diferentes plataformas móveis 
3.3. Processo e ferramentas desenvolvimento de UI 
4. Projeto de design de UI para aplicações móveis
Metodologia de avaliação
          Contínua: Trabalho de projeto (desenvolvimento  75%, apresentação e defesa  25%). Dispensados da aval. final alunos com nota >=10.
Final: Admitidos alunos que não se enquadrem nos critérios da aval. contínua. Trabalho de projeto (desenvolvimento  75%, apresentação e defesa  25%). 
Bibliografia
          - GONÇALVES, D.  e CAMPOS, P.  e J. FONSECA, M. (2012). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa:  FCA
- HOOBER, S.  e Berkman, E. (2012). Designing Mobile Interfaces. California:  OReilly
- LIDWELL, W.  e Holden, K.  e Butler, J. (2003). Universal Principles of Design: a cross-disciplinary reference. Massachusetts:  Rockport Publishers
- WOOD, D. (2014). Basics Interactive Design: Interface Design. Londres:  Bloomsbury
Método de Ensino
          1. Aulas expositivas e demonstrativas (teórico-práticas), com apoio audiovisual;
2. Aulas práticas com resolução de exercícios práticos, desenvolvimento e acompanhamento do projeto.
Software utilizado nas aulas
          Adobe Illustrator.
Adobe Photoshop.
Adobe Experience Design CC.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 24 de setembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















