Publicação em Diário da República: Aviso n.º 2033/2018 - 14/02/2018
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 602917.
Docente(s)
- Pedro Miguel Azeitona Gonzaga Barroso (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
A UC tem como objetivo genérico a compreensão da dimensão internacional da gestão e a consciência da importância da interação empresarial com o mercado externo.
Programa
1. A gestão e o seu domínio internacional
1.1 Conceitos, objetivos e princípios fundamentais da organização/empresa
1.2 A Gestão, o Gestor e as Organizações
2. Enquadramento da empresa com os mercados externos
2.1 A globalização e as Novas Tendências da Gestão
2.2 Fatores que influenciam o processo de internacionalização
2.3 Barreiras e motivações à internacionalização
3. Teorias de explicativas do comércio internacional e teorias de internacionalização
3.1 Escola clássica e neoclássica
3.2 Nova teoria do comércio internacional
3.3 A Teoria do IDE
3.4 Teoria dos Estádios
3.5 Teoria das redes
3.6 O modelo das Born Globals
4. O processo de internacionalização
4.1 Estratégia empresarial e estratégia internacional
4.2 Análise estratégica em contexto internacional
4.3 Formas de presença empresarial nos mercados externos
4.4 Novas formas de concorrência
4.5 Novas formas de organização
5. O papel das PMEs na internacionalização
6. O marketing no domínio internacional
6.1 Plano de marketing internacional
6.2 Risco das operações de marketing internacional
7. Ética nos negócios internacionais
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
60% 2 testes individuais escritos (30%+30% da nota final)
40% trabalho de grupo
Avaliação por exame:
70% teste individual escrito
30% trabalho de grupo ou trabalho individual
Bibliografia
- Daniels, J. e Radebaugh, L. (2011). Internaonal Business: environments and operations. (Vol. ). : Pearson
- Martins, J. (2011). Internacionalização e globalização de empresas. (Vol. ). : Edições Sílabo
- Teixeira, S. e Diz, H. (2005). Estratégias de Internacionalização. (Vol. ). : Publisher Team
- Viana, C. e Hortinha, J. (1997). Marketing Internacional. (Vol. ). : Ediões Sílabo
Método de Ensino
A unidade curricular é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas nas quais serão apresentados e discutidos tópicos basilares no domínio da internacionalização de empresas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de setembro de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)