5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 24,0 TP , Cód. 20181.
Docente(s)
- Luís António Antunes Francisco (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
1.Explicar o papel da gestão;
2.Identificar a estrutura organizacional de uma empresa, as suas funções e funcionamento;
3.Descrever as diferentes abordagens teóricas sobre a natureza das organizações e modelos organizacionais;
4.Identificar várias formas de internacionalização das empresas.
Programa
1. O que é uma organização, Empresa.
1.1. A evolução histórica da teoria das Organizações;
1.2. Conceito de organização e empresa;
1.3 Conceito de gestão;
1.4. Funções e níveis de gestão.
2. Princípios de organização.
2.1. A estrutura das organizações;
2.2. Centralização vs. Descentralização;
2.3. A especialização vertical e horizontal.
3. Planeamento e processo de decisão.
3.1. Planeamento, objetivos e estratégia;
3.2. Métodos e fatores para a tomada de decisões.
4. Modelos Organizacionais.
4.1.Os determinantes individuais e sociais da dinâmica organizacional;
4.2. A motivação humana no trabalho;
4.3.A liderança e o seu impacto nos indivíduos, grupos e organizações;
4.4. Os determinantes da estrutura;
4.5. As características do desempenho da estrutura;
4.6. As configurações organizacionais;
4.7. Novas formas organizacionais;
4.8. As organizações em rede;
4.9. Aquisições e fusões; 4.10. Alianças estratégicas.
5. Internacionalização.
5.1. Internacionalização direta;
5.2. Internacionalização indireta.
6. Casos práticos.
6.1. Casos práticos, apresentação;
6.2. Casos práticos, análise e discussão.
Metodologia de avaliação
Trabalho Escrito (100%)
Bibliografia
- António, N. e Trigo, V. (1991). Pequenas Empresas Sucesso e Insucessos. Lisboa: Edições Sílabo
- Firmino, M. (2007). Gestão das Organizações, Conceitos e Tendências Actuais. Lisboa: Escolar Editora
- Hamel, G. (2007). O Futuro da Gestão. Porto: Havard Business School Press
- Teixeira, S. (2005). Gestão das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill
Método de Ensino
Os conteúdos teóricos serão ilustrados com casos e exemplos práticos. Os estudantes serão motivados a aplicar os conhecimentos adquiridas em atividades práticas, como a análise e discussão de casos e a partilha de experiências empresariais.
Software utilizado nas aulas
N/A