Área científica predominante: Produção Industrial
A duração do curso é: 3+4+4 meses
Coordenador do curso: Carlos Coelho (cccampos@ipt.pt)
A competitividade decide-se cada vez mais pela redução e controlo de custos e pela melhoria contínua dos processos produtivos no sentido da optimização de tarefas que efectivamente acrescentem valor ao produto, valorizado pelo cliente. Cria-se, assim, um conjunto de competências e disciplinas que quando aplicadas e mantidas, transformam os factores críticos em factores de sucesso, fundamentais para a sustentação das empresas no mercado, garantindo-lhes vantagens competitivas.
Outro factor importante para a competitividade, é a celeridade da implementação de novos produtos, com os menores custos possíveis, quer de desenvolvimento, quer de pré-produção. Para isso é fundamental maximizar a flexibilidade e o rigor na definição e cumprimento do objectivo “fazer bem à primeira”.
A função Produção assume hoje em dia uma importância relevante, focando a atenção dos gestores. É cada vez mais uma função que não deve ser limitada à gestão de pessoas e equipamentos, mas estender-se de forma incisiva e determinada aos grupos de desenvolvimento e comercial.
NOTA: A ordem das unidades curriculares apresentadas no plano de curso pode ser alterada.
ECTS: 41
Local de Funcionamento: Abrantes.