4 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 20222.
Docente(s)
            - Maria Fernanda Pires Aparício (1)
- Margarida Sofia de Freitas Oliveira  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          Permitir adquirir competências aos alunos para intervir em contexto organizacional, na gestão de recursos humanos e no desenvolvimento de lideranças.
Programa
          1. Introdução
1.1. As Organizações
2. Determinantes do Comportamento Organizacional(CO)
3. Gestão dos Indivíduos nas organizações
3.1. Características e diferenças individuais e sua relação com o comportamento no trabalho
3.2. Principais variáveis individuais que influenciam o comportamento no trabalho
4. Gestão de grupos nas organizações
4.1. Tipos e características dos grupos
4.2. Equipas de trabalho e trabalho em equipa
5. A gestão operacional e estratégica de Gestão de Recursos Humanos(GRH)
5.1. Função dos recursos humanos na organizaçãoo
5.2. A gestão de recursos humanos como fonte de vantagem competitiva
5.3. Gestão Estratégica de recursos humanos
6. Gestão da dinâmica organizacional
6.1. A Liderança
6.2. Liderança de Equipas de Trabalho
6.3. O Papel do Líder de Equipas
6.4. As Atitudes do Líder
6.5. A Delegação~
6.6. A Definição de Objetivos
6.7. O Acompanhamento e gestão do desempenho
6.8. A Avaliação e gestão do desempenho
7. A relação da liderança com outras variáveis organizacionais
Metodologia de avaliação
          A Avaliação contínua, através dos seguintes elementos:
-Realização de Fichas/Exercícios ou trabalhos de Avaliação em aula:100%
São aprovados e dispensados de exame os alunos cuja classificação obtida seja igual ou superior a 9,5 valores.
Avaliação por exame: prova escrita individual = 100%
Bibliografia
          - Camara, P.  e Guerra, P.  e Rodrigues, J. (2013). Humanator: Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. (Vol. 6ª Ed.). Lisboa:  Publicações D. Quixote
- Cunha, M.  e Rego, A.  e Cardoso, C. (2016). Manual do Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa:  Editora RH
- Ferreira, J.  e Neves, J.  e Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa:  Escolar Editora
- Hughes, C. (2015). Managing Human Resource Development Programs. U.K.:  Palgrave Macmillan
- Randall, R.  e Arnold, J. (2010). Work Psychology: Understanding Human Behaviour in the wokplace. Londres:  Prentice Hall
Método de Ensino
          As metodologias de ensino corporiza aulas teórico-práticas. Dá-se ênfase aos métodos: expositivo, para apresentação dos quadros teóricos de referência e participativo com a análise e resolução de exercícios e casos práticos. 
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















