Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7701/2016 09/06/2016
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 54,0 TP , Cód. 3008146.
Docente(s)
            - Luiz Miguel Oosterbeek  (2)
- Pierluigi Rosina  (2)
- Luis Filipe Neves Carreira dos Santos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          Os principais objectivos são (I) desenvolver um conhecimento territorial (atual e do passado) e (II) a elaboração de um projeto envolvendo a proteção das paisagens culturais, administração das paisagens históricas, planeamento e tratamento, dentro de uma abordagem integrada de gestão de paisagem.
Programa
          1.	As oscilações climáticas: causas e métodos de estudo;
2.	Paleambientes e Modos de Vida;
3.	Homem e ambiente: reconstruções ambientais de alguns sítios arqueológicos; 
4.	Exemplos da Península Ibérica;
5.	Planear e preparar um projeto; 
6.	Construir uma matriz lógica; 
7.	Sistemas de monitorização e controlo de qualidade no património cultural. HERITY. Experiências durante um ano.
Metodologia de avaliação
          As alunos devem realizar três trabalhos escritos/apresentações orais,os alunos que não obtiverem a nota mínima de 10 valores (0-20) serão admitidos a exame escrito. 
Bibliografia
          - Burel, F.  e Baudry, J. (2004). Landscape Ecology, Concepts, Methods and Applications. (Vol. 1). (pp. 362). Enfield USA:  Science publishers
- Plieninger, T.  e Bieling, C. (2012). Resilience and the cultural landscape, understanding and managing change in human-shaped environments. (Vol. 1). (pp. 343). Cambridge UK:  Cambridge University Press
- Wallach, B. (2005). Understanding the cultural landscape. (Vol. 1). (pp. 406). New York - London:  Theguilford press
Método de Ensino
           1 - Apresentação do tema e discussão da bibliografia. 2 - Elaboração de ensaios. 3 - Acompanhamento nos trabalhos de campo. 
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 30 de setembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















