Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 15,0 TP , Cód. 92998.
Docente(s)
            - Ana Luísa Junça da Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os alunos devem ficar aptos a:
- Identificar as características dos ambientes de trabalho saudáveis
- Identificar as características dos ambientes de trabalho não saudáveis
- Descrever os modelos de bem-estar no trabalho
- Identificar e caracterizar os principais conceitos associados à segurança e saúde no trabalho e ao bem-estar no trabalho
- Descrever os principais modelos teóricos de referência na área;
- Definir estratégias de diagnóstico, intervenção e avaliação no contexto da promoção do bem-estar no trabalho
- Descrever o papel da gestão de recursos humanos na promoção de locais de trabalho saudáveis
Programa
          Parte 1. Criar ambientes de trabalho saudáveis 
1.1 Segurança e saúde em números 
1.2 Princípios e conceitos base de Segurança e Saúde no Trabalho
1.2 Os benefícios de ter trabalhadores saudáveis 
1.3 Teorias sobre saúde e bem-estar individual e organizacional 
Parte 2. Reconhecer o trabalho não saudável 
2.1 Características de ambientes de trabalho não saudáveis 
2.2 Distress e burnout 
2.3 Assédio e violência no trabalho 
2.4 Acidentes de trabalho e doença profissional
2.5 Outros riscos psicossociais
Parte 3. Desenvolver uma cultura de saúde 
3.1 Definição de cultura saudável 
3.2 Cultura e Clima
3.3 Liderança 
3.4 Capital psicológico e engagement do trabalhador 
3.5 Criar Ambientes de trabalho saudáveis 
Parte 4. Avaliar e promover a saúde no trabalho
4.1 Avaliação: instrumentos e implementação 
4.2 Programas integrados de bem-estar 
4.3 Desafios associados à mudança
Metodologia de avaliação
          A avaliação contínua será constituída por um trabalho de grupo relativo a um dos tema do programa. 
Avaliação por exame: prova escrita
Bibliografia
          - Cooper, C. (2011). Organizational Health and Wellbeing. London, England:   Sage Publications.
- Gonçalves, S.  e Neves, J. (2013). Occupational Health Psychology: From burnout to well-being. Rosemead, CA, USA:  Scientific & Academic Publishing
- Gonçalves, S. (2013). Stress e bem-estar no trabalho: da definição aos modelos teóricos. Lisboa:  Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho
Método de Ensino
          Nas sessões teóricas a orientação metodológica será desenvolvida com recurso a métodos expositivo e interrogatório. Nas sessões TP serão realizadas através de dinâmicas de grupos e análise de estudos de caso.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















