Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6419/2017, de 24-07-2017
7 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 20,0 T + 20,0 TP , Cód. 92994.
Docente(s)
- Rúben Joaquim Pinto Loureiro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Apreender os conceitos de estratégia e de planeamento, como se relacionam, que papel desempenham e qual o seu enquadramento na estrutura de funções da organização;
2. Conhecer e aplicar instrumentos para análise do contexto (externo e interno) da organização;
3. Caracterizar a natureza (conteúdo) das estratégias;
4. Identificar os mecanismos de formação das estratégias na organização;
5. Enquadrar o processo de planeamento na formulação/gestão estratégica, identificando os seus principais níveis, áreas, tipologias e técnicas de elaboração e monitorização.
Programa
I. Conceitos
II. Análise Estratégica:
Análise do Ambiente Externo;
Análise do Ambiente Interno
III. Formulação da Estratégia:
Visão e Missão;
Estratégia do Negócio
Estratégia da Organização;
Estratégias de Internacionalização e Cooperação;
IV. Implementação da Estratégia:
Estrutura Organizacional;
Planeamento e Afetação de Recursos;
Liderança,
Cultura
Estilos de Gestão;
Inovação e Empreendedorismo;
Avaliação e Controlo da Estratégia.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: Realização de trabalho em grupo ou individual (formato artigo) (60%)
Apresentação em sala de aula (20%)
Discussão/proposta de melhoria dos trabalhos apresentados (20%).
Nota mínima em cada momento de avaliação: 7 valores.
Os alunos com classificação inferior a 10 valores na avaliação contínua são admitidos a exame, no período indicado no calendário escolar.
Exame: Prova individual escrita ao abrigo das datas fixadas institucionalmente.
Bibliografia
(2008). Gestão Estratégica: Conceitos, modelos e ferramentas. Lisboa: Escolar Editora
(2008). Gestão Estratégica: Conceitos, modelos e ferramentas. Lisboa: Escolar Editora
(2010). Classics of Organization Theory. USA: Wadsworth
(2010). Classics of Organization Theory. USA: Wadsworth
(2014). The Strategy Process; Concepts,contexts, cases. UK: Pearson Education
(2014). The Strategy Process; Concepts,contexts, cases. UK: Pearson Education
Método de Ensino
Exposição teórica com apoio do quadro e de meios audiovisuais. Análise e discussão de casos empresariais aplicados (trabalhos de grupo). Exposição crítica de leituras e sua discussão em sala.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)