Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92956.
Docente(s)
- Oliva Maria Dourado Martins (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Bacharelato ou licenciatura
Objetivos
1. Uma perspetiva teórico-prática do Marketing com um enfoque no método de case study.
2. Uma abordagem à gestão do marketing mix com um enfoque no papel crítico das marcas como instrumento de maior de agregação de valor à oferta em mercados fortemente competitivos.
3. A compreensão do processo de brand management e do seu impacto na agregação de valor a produtos, serviços e organizações.
4. Aptidões específicas sobre instrumentos de planeamento e estratégia de marketing na era digital.
5. Competências de apreciação crítica dos conceitos de comunicações em Marketing numa perspetiva integrada com os outros elementos do marketing mix.
6. A compreensão do papel da inovação na marca para a co-criação de valor
7. A compreensão da dinâmica de efeitos de país de origem e da gestão da reputação organizacional e do seu impacto na formação e agregação de valor em economias contemporâneas
8. A compreensão de todos estes conceitos e do seu impacto na competitividade das organizações e das nações na economia global.
Programa
1) O Marketing e sua evolução
2) A Estratégia e sua evolução
3) Estratégia de Marketing aplicada ao Marketing digital
4) O plano de Marketing e o planeamento do Marketing digital
5) SWOT analysis na era digital
6) Posicionamento, público-avco e Segmentação de mercado
7) Inovação em Marketing
Metodologia de avaliação
O aluno pode ser avaliado por atividades, trabalho ou teste, que integram componentes teóricas e práticas.
Avaliação contínua: leitura, resumo e apresentação em contexto de aula de artigos científicos subordinados às áreas de planeamento e da inovação no Marketing.
Os trabalhos são discutidos, e esta discussão faz parte da avaliação contínua.
O aluno deve estar presente nos momentos de avaliação, e fazer parte das discussões.
Bibliografia
- Calder, B. e Tybout, A. (2013). Marketing . Brasil: Saraiva
- Dionísio, P. e Lévy, J. e Rodrigues, J. e Lendrevie, J. (2015). Mercator da Língua Portuguesa Teoria e prática do marketing. Lisboa, Portugal: Dom Quixote
- Pinto e Castro, J. (2002). Comunicação de Marketing. Lisboa: Sílabo
- Tomiya, E. (2013). Gestão do Valor da Marca. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Senac
Método de Ensino
Método expositivo com apresentação de casos práticos para a discussão e consolidação dos temas apresentados nas aulas. Interpretação e resumo de artigos científicos.Avaliação contínua. Avaliação através de trabalho ou teste, teórico e/ou prático
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de outubro de 2019
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)