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Ano Letivo: 2019/20

Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural

Gestão da Qualidade em Turismo

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9786/2014 de 29/07/2014

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP , Cód. 36417.

Docente(s)
- Natércia Maria Ferreira dos Santos (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de estatística.

Objetivos
No final do curso os alunos devem capazes de:
- desenvolver e implementar sistemas de garantia/controlo de Qualidade;
- analisar custos da Qualidade;
- implementar sistemas de controlo estatístico.

Programa
1 - Introdução - Enquadramento histórico da Qualidade
2 - Sistemas de gestão da Qualidade. Normas de garantia da Qualidade. Formalização de um sistema da Qualidade.
3 - Certificação. Sistemas de Gestão da Qualidade - Normas ISO 9001. Acreditação de entidades. Norma ISO 17025.
4 - Auditorias. Norma ISO 19011.
5 - Qualidade nos serviços.
6 - Controlo Estatístico do Processo - CEP.

Metodologia de avaliação
Avaliação teórica - Teste escrito em qualquer das épocas.
Avaliação teórico-prática ? Trabalho de pesquisa bibliográfica.
A classificação final - média das notas das 2 partes.
A aprovação implica uma nota superior ou igual a 10 em ambas as partes.

Bibliografia
- Hoyle, D. (2005). ISO 9000 QUALITY SYSTEMS HANDBOOK. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Pires, A. (2007). Qualidade - Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa: Edições Sílabo
- Sarmento, M. e Martins, A. (2011). ECONOMICS AND MANAGEMENT OF TURISM - TRENDS AND RECENT DEVELOPMENTS. Lisboa: Universidade Lusíada Editora
- Sarmento, M. (2003). GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL NA INDÚSTRIA DO ALOJAMENTO TURÍSTICO. Lisboa: Escolar Editora

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas. Aulas teórico-práticas com estudos de casos e resolução de exercícios.

Software utilizado nas aulas
Não applicável.

 

 

 


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