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Ano Letivo: 2019/20

Conservação e Restauro

Filosofia da Conservação

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 3380410.

Docente(s)
- Maria João Cassis Valadas Revez (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Esta UC tem como principal objectivo dotar os/as Alunos/as de uma fundamentação teórica e de uma base metodológica que lhes permita, por um lado, estabelecer protocolos de intervenção adequados e actualizados, independentemente da sua área de especialização e, por outro, dialogar de forma sustentada e inclusiva com os cada vez mais diversos intervenientes na tomada de decisão sobre o património. Como complemento da sensibilidade e capacidades de execução técnica que se pretende que sejam apuradas neste 2.º ciclo de estudos, esta UC irá promover os seguintes objectivos específicos:
a) Exercitar e desenvolver capacidades de reflexão e análise crítica, bem como capacidades de argumentação e comunicação em conservação;
b) Promover a capacidade de articular a conservação com outras áreas fulcrais para o seu entendimento mais profundo, desde as ciências aplicadas, à história e história da arte, sociologia, antropologia e economia;
c) Definir o papel da conservação e restauro na sociedade actual; apresentar tendências e formas de pensar a conservação; perceber os desafios que a sociedade actual coloca à conservação e restauro;
d) Suscitar o debate através da apresentação de situações desafiantes no âmbito da preservação do património, que exigem pensar além do estabelecido e não respondem a paradigmas clássicos;
e) Proporcionar ferramentas conceptuais conducentes a tomadas de decisão teoricamente fundamentadas e eticamente consistentes.

Programa
1. Conceitos fundamentais do pensamento contemporâneo em Conservação
1.1. O é a Conservação hoje? Existe uma teoria contemporânea da conservação? O que se conserva?
1.2. Definição de Conservação e Conceitos-chave: significância/valores; autenticidade; integridade.
1.3. Sistemas axiológicos em património: Riegl; Burra; GCI; Applebaum; Significance 2.0; J. A.-Smith.
1.4. Como se conserva? Princípios éticos actuais: compatibilidade (não-nocividade + durabilidade); intervenção mínima; reversibilidade - retratabilidade - removabilidade; discernibilidade; sustentabilidade; interdisciplinaridade; intersubjectividade.
1.5. Âmbito e aplicabilidade dos princípios éticos; a ética adaptativa de S. Muñoz Viñas.
2. Metodologias de apoio à tomada de decisão/planeamento de intervenções de CR
2.1. Património móvel e integrado - B. Applebaum e a Metodologia de Tratamentos de Conservação;
2.2. Património móvel e colecções - Significance 2.0;
2.3. Património construído - Processo da Carta de Burra e Plano de Conservação de J.S. Kerr;
2.4. Património construído e arqueológico - Martha Demas/Getty Conservation Institute; Historic England;
2.5. Arte contemporânea - Modelo SBMK/ICN;
2.6. Património etnográfico - M. Clavir; F. Matero; J. Janowski;
2.7. Património vivo - ICCROM e I. Poulious.
3. Tendências e preocupações actuais da Teoria da Conservação
3.1. as comunidades patrimoniais;
3.2. património e direitos humanos;
3.3. o turismo cultural e as suas consequências na conservação;
3.4. património e sustentabilidade.

Metodologia de avaliação
A avaliação consta de participação nas aulas teórico-práticas (20%) + trabalho de investigação escrito (80%), a entregar durante a época de exames.

Bibliografia
- Appelbaum, B. (2007). Conservation Treatment Methodology. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Australia ICOMOS, . (0). The Burra Charter: The Australia ICOMOS Charter for Places of Cultural Significance (including Practice Notes)). Acedido em 1 de fevereiro de 2019 em http://australia.icomos.org/wp-content/uploads/The-Burra-Charter-2013-Adopted-31.10.2013.pdf
- Muñoz Viñas, S. (2005). Contemporary Theory of Conservation. Londres: Routledge
- Riegl, A. (2013). O Culto Moderno dos Monumentos e Outros Ensaios Estéticos. Lisboa: Edições 70

Método de Ensino
Aulas T e TP com exposição e exemplificação dos conteúdos programáticos, recorrendo a casos concretos e debates que facilitem a assimilação dos conteúdos. Apresentação de casos práticos que reflictam as problemáticas abordadas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de setembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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