Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016
5.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814235.
Docente(s)
- José Manuel Quelhas Antunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
A disciplina tem como objetivo desenvolver as competências necessárias à definição, projeto e análise de desempenho de sistemas de controlo de processos.
Após conclusão da unidade curricular com sucesso, os alunos deverão ser capazes de definir estratégias de controlo para processos químicos, projetar essas referidas estratégias e analisar o desempenho de controladores, inclusive pela simulação do comportamento desses controladores.
Programa
1. Funções, objetivos e principais estratégias de controlo. Anel de controlo.
2. Elementos típicos dos ciclos de controlo: sensores, conversores de sinal, atuadores.
3. Controlo de processos. Aquisição de dados e sua transmissão. Sistemas de Controlo. Variáveis e processos de controlo. Tipos de controlo e de controladores. Projeto e estabilidade de controladores.
4. Casos de estudo de sistemas de controlo em processos químicos.
5. Simulação em controlo de processos.
Metodologia de avaliação
Em avaliação contínua, a classificação é obtida através de um conjunto de tarefas teórico/práticas e computacionais (30%) através de um trabalho de simulação computacional(40%) e de um teste escrito (30%). São excluídos da avaliação final os alunos que não comparecerem a 2/3 do conjunto das aulas TP e PL, exceptuando os casos previstos no Regulamento Académico em vigor, e os alunos que não realizarem o trabalho de modelação e simulação.
Em avaliação final, a classificação é obtida através do trabalho de simulação computacional (40%) e de um teste escrito e computacional(60%).
Bibliografia
- Bequette, B. (2003). Process Control: Modeling, Design and Simulation. New Jersey: Prentice Hall International
- Luyben, W. (1990). Process Modeling, Simulation and Control for Chemical Engineers. New York: Mc Graw-Hill
- Seborg, D. e Mellichamp, D. e Edgar, T. (2004). Process Dynamics and Control. New York: Wiley
- Setphanopoulos, G. (1984). Chemical Process Control- an Introduction to Theory and Pratice. New Jersey: Prentice Hall International
Método de Ensino
Durante as aulas T são explicitados os principais conceitos, demonstrando-se a aplicação destes sempre que possível. Nas aulas TP propõe-se a resolução de exercícios tipo e nas aulas PL simulam-se alguns casos de estudo com recurso a software.
Software utilizado nas aulas
Mathworks Matlab
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 08 de setembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)