Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016
5.5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814230.
Docente(s)
            - Paula Alexandra Geraldes Portugal (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          O aluno deverá ser capaz de determinar os parâmetros básicos de projeto de equip. utilizados em separações de partículas/gotículas de fluidos (classificação, centrifugação, sedimentação e filtração), e interpretar/criticar a hidrodinâmica do escoamento de fluidos através de leitos de partículas.
Programa
          1.ANÁLISE MECÂNICA DO MOVIMENTO DE UMA PARTÍCULA ATRAVÉS DE UM FLUIDO  
Velocidade Terminal e Lei de Stokes. Classificação gravitacional de partículas sólidas. 
 
2. OPERAÇÕES DE ESCOAMENTO E SEPARAÇÃO DE SÓLIDOS E GOTÍCULAS 
2.1  Centrifugação 
2.2  Sedimentação 
2.3  Escoamento através de leitos fixos 
2.4  Escoamento através de leitos fluidizados 
2.5  Relação entre os diferentes regimes do escoamento fluido-sólido 
2.6  Filtração 
Metodologia de avaliação
          A avaliação de conhecimentos é realizada através de provas escritas (1 teste de frequência ou exame) e envolve a resposta a questões teóricas e a questões práticas de dimensionamento dos equipamentos estudados, sem consulta.
Bibliografia
          -  Academic Press, . (2000). Encyclopedia of Separation Science. London:   
- McCabe, W.  e Smith, J.  e Harriott, P. (2005). Unit Operations of Chemical Engineering. Singapore:  McGraw-Hill Book Company
- Perry, J. (2019). Chemical Engineer's Handbook. USA:  McGraw-Hill Book Company
Método de Ensino
          Descrição mecânica dos equipamentos apresentada com projeções. Conceitos teórico-práticos expostos no quadro e resolvidos  exercícios propostos. Estes têm uma forte componente prática, partindo de dados laboratoriais e/ou industriais fornecidos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















