Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12419/2016 - 14/10/2016
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814324.
Docente(s)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes definir todo o procedimento de uma animação em 2D e 3D! Conhecer as técnicas e algoritmos associados, e executar os procedimentos em Software.
Programa
1-Introdução
1.1-A historia da animação e efeitos visuais
1.2-O processo digital
2-Modelação
2.1-Conceitos basicos de modelação
2.2-Técnicas basicas de modelação
2.3-Técnicas avançadas de modelação
3-Renderização
3.1-Conceitos de Render
3.2-Utilização de Camara
3.3-Iluminação
3.4-Texturas e superficies caracteristicas
4-Animação e efeitos
4.1-Conceitos basicos de animação
4.2-Técnicas básicas de animação
4.3-Técnicas avançadas de animação
4.4-Efeitos visuais
5-Pós-produção
5.1-composição
5.2-Exportação (resolução de imagem e definição de formato)
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (25%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Projeto final (50%)
Avaliação Periódica:
- Projeto final (100%)
Avaliação Final:
- Projeto Final (100%)
Bibliografia
- Fridsma, L. e Gyncild, B. (2017). Adobe After Effects CC Classroom in a Book . (Vol. 1). Estados Unidos: Peachpit
- Kerlow, I. (2004). The art of 3D Computer - Animation and Effects. EUA: John Wiley & Sons
- Parent, R. (2008). Computer Animation- algorithms & techniques. EUA: Morgan Kaufmann Publishers
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Cinema 4D
Houdini-Side Fx
Adobe After Effects
Adobe Premiere Pro