Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 964170.
Docente(s)
- José Luís Sousa Soares de Oliveira Braga (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
Os alunos deverão ser capazes de:
- Reconhecer a importância da política turística local e regional na gestão dos destinos turísticos;
- Reconhecer a importância do turismo para a redução das desigualdades económicas entre regiões;
- Conhecer as teorias de desenvolvimento regional;
- Reconhecer a importância da política regional europeia e as suas implicações na atividade turística;
- Reconhecer as relações de atividades económicas que se podem gerar no interior de uma região;
- Compreender as inter-relações existentes entre turismo, diferenciação territorial e competitividade.
Programa
1. A Natureza das disparidades regionais.
1.1. A importância crescente das regiões.
2
1.2. Definição de regiões.
1.3. Demarcações de regiões.
1.4. Conceito de região e critérios usados para a sua definição.
2. Introdução ao planeamento regional.
2.1. A natureza de uma região.
2.2. Relações de atividades no interior de uma região.
3. Crescimento regional e teorias de desenvolvimento.
3.1. Modelos Neoclássicos Exógenos Tradicionais.
3.2. Modelos de Aglomeração.
3.3. Crescimento Regional Endógeno e Modelos de Desenvolvimento.
3.4. Modelos Regionais de Inovação.
3.5. Teorias de Aprendizagem Regional.
3.6. Teoria das Regiões de Aprendizagem (Learning Regions)
4. Turismo e desenvolvimento regional
4.1. Conceitos de região de turismo e de destino turístico.
4.2. Turismo e Desenvolvimento Regional no desenvolvimento turístico regional
4.3. Envolvimento estatal no desenvolvimento do turismo a nível regional.
4.4. Turismo, redesenvolvimento urbano e regeneração rural.
4.5. Desenvolvimento do Turismo Insular.
4.6. Desenvolvimento do Turismo em Regiões Periféricas.
4.7. Regiões Internacionais.
5. A política regional da União Europeia.
5.1. Os fundamentos da política regional.
5.2. A problemática dos desequilíbrios espaciais.
5.3. Os critérios e meios de apoio.
5.4. O futuro da política regional.
6. Turismo, economia e regiões.
6.1. Aspetos económicos do turismo.
6.2. Sistemas Regionais de Turismo e Destinos Turísticos
7. Inovação no Turismo e Diferenciação dos Destinos.
7.1. Sistemas Regionais de Inovação e Turismo
7.2. Inovação, Diferenciação e Território
8. Competitividade e Sustentabilidade em Turismo.
8.1. Competitividade em turismo.
8.2. Turismo, território e sustentabilidade.
Metodologia de avaliação
1.1. Avaliação contínua:
1.1. Teste de avaliação contínua - Mínimo de 7,5 valores para permanecer em avaliação contínua - equivale a 40% da nota final;
1.2. Trabalho #1 (grupo)- equivale a 40% da nota final;
1.3. Trabalho #2 (individual)- Fichas de trabalho a elaborar em cada aula - equivale a 20% da nota final.
2. Época de Exames:
2.1. A classificação no exame escrito equivale a 100% da nota para os alunos que não participaram na avaliação contínua.
2.2. Para o caso dos alunos que participaram na avaliação contínua e reprovaram, mas cujos trabalhos obtiveram aproveitamento, estes serão contemplados na avaliação final (contam 60% da nota final), desde que os alunos sejam classificados, pelo menos, com 7,5 valores no exame escrito (que assim contará em 40% para a sua nota final).
2.3. Na época de recurso, os trabalhos não são contabilizados na nota final. O exame equivale a 100% da nota final à UC.
Bibliografia
- Buhalis, D. e Costa , C. e Panyik, E. (2014). European Tourism Planning and Organisation Systems: The EU Member States. Bristol: Channel View Publications
- Costa, C. e Panyik, E. e Buhalis, D. (2013). Trends in European Tourism Planning and Organisation.. Bristol: Channel View Publications
- Costa, J. e Nijkamp, P. (2009). Compêndio de Economia Regional. (Vol. 1). Cascais: Principia
- Romão, J. (2013). Turismo e Lugar: diferenciação territorial, competitividade e sustentabilidade em turismo. Lisboa : Escolar Editora
Método de Ensino
A uc será lecionada com recurso a aulas teóricas e a aulas teórico-práticas. As teóricas terão como finalidade realizar uma análise dos conteúdos, em termos conceptuais e teóricos.As teórico-práticas propõem uma discussão de cariz mais operacional.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint 2016
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de outubro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)