Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP , Cód. 964125.
Docente(s)
            - Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)
- Maria Rita de Oliveira Nunes d'Angelis  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Perceber a relação que há entre um bom planeamento e o sucesso de um destino turístico; perceber a necessidade do respeito ao local e sua cultura, bem como identificar suas potencialidades, no planeamento e formatação de planos e projetos. 
Conduzir o planeamento de destinos turísticos nas suas componentes essenciais, cobrindo as matérias que compõem um plano regional ou local.
Programa
          1.1.Planeamento do turismo (etapas do planeamento, estratégias, tipos de planeamento);
2.2.Planeamento de produtos turísticos (identificar potencialidades do destino turístico, sustentabilidade); 3.3.Tipologias turística (análise dos tipos de turismo e projeções atuais dos visitantes);
4.4.Desenvolvimento sustentável do turismo ( politicas e diretrizes do turismo sustentável);
5.5.Planos e politicas de turismo (Planos Nacionais de 6.Turismo  ênfase aos países lusófonos);
Casos de estudos relativo ao planeamento do turismo.
Metodologia de avaliação
          Teste escrito (50%) sobre toda a disciplina  10 valores ( o aluno/a deve ter no mínimo 4 valores);
Trabalho prático (35%) - 7 valores
Participação nas aulas teóricas  15% - 3 valores
Bibliografia
          - Gunn, C.  e Turgut, V. (2002). Tourism Planning: Basics. (Vol. -). (pp. ---). Londres:  Routledge
- Hall, C. (2000). Tourism Planning - Policies, Processes and Relationships. (Vol. --). (pp. ---). Londres:  Prentice Hall
- Silva e Umbelino, F. (2017). Planeamento e Desenvolvimento Turístico. Lisboa:  Lidel, Edições Técnicas
- Vieira, J. (2007). Planeamento e Ordenamento Territorial do Turismo. (Vol. -). (pp. ---). Lisboa:  Editorial Verbo
Método de Ensino
          As aulas são teóricas e teórico-práticas, sendo as matérias teóricas apoiadas pela discussão de casos práticos, com participação ativa dos alunos. 
As aulas práticas são na base de estudo de casos em trabalho de grupo (máximo de três alunos).
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de outubro de 2020
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