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Ano Letivo: 2019/20

Gestão de Empresas

Marketing Operacional

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152321.

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Implementar um plano de marketing através da gestão das políticas de marketing. Elaboração de um plano de comunicação e de marketing digital. Desenvolver novos produtos, pricing e definir os canais de distribuição. Políticas de merchandising. Serviços de pós-venda e controlo de qualidade.

Programa
1-A política de produto;
2-A política de preço;
3-A política de distribuição;
4-A política de comunicação;
5-Marketing Digital e os novos meios;
6-Merchandising e gestão do ponto de venda;
7-Serviços pós-venda e controlo de qualidade.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Trabalho prático (T1), com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores; Teste escrito (T2), ponderação de 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
Prémio de assiduidade - Alunos que assegurem uma assiduidade mínima de 70% às actividades lectivas: No teste (T2) - 1 (um) valor, caso obtenha nota mínima (antes da ponderação).
A Classificação final é expressa por (T1+T2), desde que a nota mínima tenha sido obtida em cada um dos elementos de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações T1 ou T2.
O aluno deve assegurar uma assiduidade mínima de 60%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação contínua, tendo que se submeter a exame final. Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois elementos de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.

Exame em Época Normal e Melhoria e Exame de Recurso e Melhoria:
Prova escrita (100%)
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.

Bibliografia
- Dionísio , P. e Outros, . (2015). Mercator XXI - Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática. Lisboa: Publicações Dom Quixote
- Donnellan, J. (2013). Merchandising Buying and Management. London: Bloomsbury
- Kotler, P. e Al, E. (2008). Principles of Marketing. UK: Prentice Hall

Método de Ensino
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de maio de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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