Publicação em Diário da República: Despacho nº 10072/2012 - 25/07/2012
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP + 5,0 OT , Cód. 964540.
Docente(s)
- Tiago Alexandre Figueiredo Cacheiro (2)
- Alexandre José de Magalhães Figueiredo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O aluno no final do semestre deverá ser capaz de compreender e contextualizar a invenção dos processos históricos fotográficos e suas principais diferenças; Saber distinguir características e potencialidades da a execução dos diferentes processos de impressão; Saber analisar os constituintes dos suportes e reagentes das soluções fotossensíveis; Compreender e Interpretar variáveis adjacentes aos processos históricos como: contraste, densidade, véu, reprodução de detalhe; Compreender de forma clara a química envolvida nas reações de oxidação-redução dos halogenetos de prata; Pôr em prática o sentido crítico e autonomia para contornar erros e defeitos de impressão e ser capaz de, com total autonomia, executar um projeto criativo no final da UC.
Programa
Parte 1 - Construção de câmara obscura de foco ajustável com possibilidade de captura de imagens fotográficas e produção de desenho.
Parte 2 Impressão em papel salgado. Competências adquiridas: capacidade de avaliar a densidade e contraste de um negativo, capacidade de manipular a química dos processos em prata, capacidade para avaliar a qualidade de um papel para a impressão neste processo.
Parte 3 Impressão em papel albuminado. Competências adquiridas: capacidade de cobrir uniformemente a folha de papel como meio ligante, capacidade de manipular e processar o papel de impressão de forma a evitar manchas e densidades no verso, capacidade para avaliar a qualidade de um negativo para impressão neste processo.
Parte 4 Produção de um ambrótipo (processo do colódio húmido). Competências adquiridas: capacidade de manipular a química dos processos de colódio húmido, capacidade de determinar a exposição correta na produção de ambrótipos.
Teste escrito: o teste escrito conterá toda a matéria teórica abordada nas aulas expositivas em data a combinar em aula.
Apresentação teórica: o trabalho de investigação terá de ser realizado individualmente ou em grupos de 2 alunos e apresentado em aula teórica. Os temas serão selecionados de uma lista cedida pelo docente .O principal objetivo desta apresentação é capacitar o aluno para o posicionamento crítico e desenvolvimento das competências comunicacionais.
Parte 5 - Projeto final. O aluno terá de realizar um projecto utilizando pelo menos umas das técnicas de impressão abordadas em contexto das aulas. É valorizada a criatividade, a destreza e a defesa conceptual do projeto num momento expositivo no final do semestre.
Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua e consiste:
Presença, Participação e Assiduidade - 5%
4 exerc. práticos - 25%
1 teste de avaliação escrito - 20%
1 trabalho de investigação - 15%
Projeto final - 35%
As fichas e ou relatórios dos exercícios práticos têm de ser entregues até uma semana depois da realização do exercício em questão sobre o risco de sofrer penalização de 1 valor por cada dia de atraso.
Todas os elementos de avaliação devem ser apresentados e entregues até à última aula do período de contacto.
No entanto, se o aluno necessitar de mais tempo para a execução do projeto final, a apresentação pode ser adiada para a época de exame sem prejuízo na avaliação. Sendo que a única componente que pode ser objeto de avaliação nas épocas de exame, recurso e especial é o projeto final.
Alunos que em frequência não obtenham nota final igual ou superior a 8/20 estão excluídos das épocas subsequentes.
Bibliografia
- Anderson, C. (2018). Salted paper printing - A step by step manual highlighting contemporary artists. New York: Focal Press
(1958). Photographic Chemistry. (Vol. 2). London: Fountain Press
(1979). The Keepers of Light. New York: Morgan & Morgan
(1980). Albumen and salted paper book. New York: Light Impressions
(2007). The Book of Alternative Photographic Processes. New York: Delmar Cengage Learning
Método de Ensino
Expositivo, aulas teóricas lecionadas com recurso a interface de projeção de diapositivos que articulam com prática laboratorial onde se procede à experimentação e aplicação dos conhecimentos adquiridos no contexto das aulas teóricas.
Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop
Silverfast
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)