Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964433.
Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento dos principais processos organizacionais comportamentais a nível individual e grupal numa organização; Desenvolver competências para melhor compreensão/gestão das pessoas, a nível interpessoal/grupal. Desenvolver sentido crítico e reflexivo em Comportamento Organizacional.
Programa
1. Delimitação conceptual do Comportamento Organizacional (principais contributos de diversas áreas científicas)
2. Comunicação (funções, níveis de análise, processo comunicacional, competências comunicacionais, estilos pessoais de comunicação)
3. Motivação (processo motivacional, principais teorias e satisfação no trabalho)
4. Liderança (teorias, principais estudos e resultados organizacionais)
5. Comportamentos de cidadania nas organizações (justiça, atitudes, características personalidade, consequências).
Metodologia de avaliação
- Em época de frequência: realização de dois trabalhos escritos (ao longo do semestre) e uma prova escrita (no final do semestre) para admissão ou dispensa de exame. 1.º trabalho peso 20% + 2.º trabalho peso 20% + prova escrita peso 60%. Dispensa de exame com classificação igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores.
- Épocas de exame estabelecidas: prova escrita.
Bibliografia
- CAETANO, A. (2011). Manual de Psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora.
- GIBSON, J. (2006). Organizações. Comportamento, estrutura e processos. São Paulo: McGraw-Hill.
- NEWSTROM, J. (2008). Comportamento Organizacional. O Comportamento Humano no trabalho. São Paulo: McGraw-Hill.
- PINA e CUNHA, M. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora Recursos Humanos.
- REGO, A. (2016). Comunicação pessoal e Organizacional. Lisboa: Editora Sílabo.
- ROHRICH, O. (2014). Os 11 Elementos da Motivação. Lisboa: Lidel Idioma.
Método de Ensino
Sessões TP com exposição oral apoiadas por datashow e consoante os conteúdos específicos, acompanhadas por: apresentação/discussão de casos, simulações, brainstorming, exercícios.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de agosto de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)