Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938072.
Docente(s)
- António Martiniano Ventura (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Facilitar ao estudante os recursos técnicos e científicos necessários e suficientes, para que este se aperceba das possibilidades das técnicas fotográficas como instrumento de trabalho aplicado, e para que possa aplicar essas técnicas no âmbito da conservação e restauro.
Programa
A fotografia enquanto sistema complexo:
O conceito de caixa negra quando aplicado ao sistema fotográfico;
O que é a fotografia e para que serve? Que funções tem a fotografia enquanto objecto novo?
A mudança de atitude do utilizador da fotografia face a uma nova complexidade detectada;
O processo fotográfico e as suas zonas de interesse:
A relação do objecto com a câmara fotográfica;
A relação da câmara fotográfica com a emulsão fotográfica e seu processamento químico;
Onde se situa o operador e que papel tem reservado?
A fotografia enquanto registo objectivo sujeito a interpretação subjectiva:
Tecnologia e arte, que papel para a ciência (pesquisa e medição do facto) e para a filosofia (estabelecimento de valores ? os factos à luz da experiência cultural)?
Realidade e representação fotográfica:
O assunto e a sua transformação em imagem ? um novo objecto com características muito próprias;
Objecto e o seu tratamento como imagem;
A fotografia enquanto instrumento tecnológico de ampliação das capacidades físicas e conceptuais do ser humano:
A comparação possível com o sistema humano de percepção visual;
Porque nem sempre o registo fotográfico não corresponde satisfatoriamente ao registo visual?
Ver, olhar, fotografar?
A abordagem ao objecto:
Que registos fotográficos fazer? Alguns critérios.
As técnicas disponíveis: Fotografia com luz difusa; Fotografia com luz rasante; Fotografia próxima; Fotografia de transluminação; Fotografia com luz polarizada; Fotografia com luz monocromática; Fotografia de infra vermelhos; Fotografia de ultra violeta; Fotografia de fluorescência de ultra violeta; Reflectografia; Montagem digital de reflectogramas; Aquisição e tratamento digital de imagem;
Equipamentos e materiais: Câmaras fotográficas de pequeno, médio e grande formato e seus acessórios; Equipamento para fotografia próxima, macro ou micro - fotografia; Filtros e sua utilização adequada; Fontes de luz e respectivos equipamentos; Materiais sensíveis adequados e seu processamento; Equipamento de reflectografia; Digitalização e tratamento de imagem;
A luz e a interacção com a matéria:
Espectro electromagnético, comprimento de onda, radiação visível, radiação invisível; reflexão difusa, reflexão especular, reflexão selectiva;
Atravessamento, difuso, directo e selectivo;
A formação da imagem:
Sistemas ópticos simples e complexos;
A objectiva fotográfica. Distância focal fixa, distância focal nominal. Curvatura da lente e ângulo de abertura. Noção de lente normal, grande-ângular e tele; fotografia próxima, focagem e controle da nitidez;
A câmara escura e mecanismos associados: diafragma, obturador, visor, sistema de focagem, telémetro, carregamento da película;
A câmara fotográfica e seus mecanismos:
Diafragma e controle da nitidez ? profundidade de campo;
Obturador e tempo de exposição;
Fotómetro e medição da exposição; valor de exposição;
Ponto de vista, compressão e distorção de planos;
Tipos de câmaras fotográficas: formatos e visores;
A emulsão fotográfica:
Noção de sensibilidade, normas ASA e DIN;
Características comparadas das emulsões fotográficas de sensibilidade baixa, média e alta;
Sensibilidade lumínica e sensibilidade cromática;
Emulsões luz de dia, emulsões luz artificial;
A luz existente e o equilibro cromático do registo fotográfico;
Filtros de correcção, filtros de compensação;
Factor de compensação no valor de exposição;
Fotografia próxima, micro ou macro fotografia:
Noção de fotografia próxima;
Relação de ampliação;
Acessórios e características gerais das objectivas;
Relação de ampliação e compensação da exposição;
Profundidade de campo e controle da nitidez;
Fotografia de objectos: tridimensionais e bidimensionais:
Técnicas de iluminação;
Tipo de fundos;
Escolha de ponto de vista;
Escolha de distância focal adequada;
Controle da profundidade de campo;
Controle de contrastes no assunto;
Medição da exposição;
Escolha da emulsão: qual o valor de sensibilidade? Fotografia a cores ou fotografia a preto e branco?
As fontes de luz em fotografia:
Luz difusa;
Luz directa;
Luz de dia;
Luz artificial;
Luz monocromática;
temperatura de cor e equilíbrio cromático das emulsões fotográficas a cores;
Filtros de correcção e de compensação;
Factor de filtro e valor de exposição;
O método de exame de superfície:
Que papel para a fotografia?
Fotografia documental ou fotografia de análise?
Alguns conceitos e critérios metodológicos no contexto dos métodos de exame por processos fotográficos.
As radiações invisíveis e o registo fotográfico:
O infravermelho, o ultravioleta e o Rx. Diversos tipos de aplicação destas radiações no exame de superfície de obras de arte.
A fotografia de infravermelhos; A fotografia de ultravioleta; A fotografia de fluorescência de ultravioleta; A reflectografia;
Materiais sensíveis;
Equipamentos e acessórios;
Critérios e metodologias;
Metodologia de avaliação
Dado que as características desta disciplina exigem uma participação activa do estudante, será apropriado que a avaliação da aprendizagem seja feita de modo contínuo.
Assim, para cada um dos Projectos Experimentais propostos, desenvolvidos em aula, será solicitado relatório técnico individual. Será proposto um trabalho prático para ser resolvido por pequenos grupos. A nota final, resultará da média ponderada obtida entre a avaliação individual, com peso 60 e a avaliação no trabalho de grupo, com peso 40. As provas de Exame deverão incluir prova escrita e a apresentação dos relatórios individuais relativos ao acompanhamento dos Projectos Experimentais desenvolvidos em aula prática.
Bibliografia
- AA. VV., .. (1992). Problemi di Restauro, Riflessioni e Richerche. .: Edizioni Firenzi
- AAVV, A. (1992). Problemi di Restauro, Riflessioni e Richerche. (Vol. 1). (pp. 1-150). Florença: Edifir
- Blaker, A. (1989). Handbook for Scientific Photography. London: Focal Press
- Silveira Ramos, M. e Soudo, J. (0). Manual de Técnicas Fotográficas. Acedido em 9 de novembro de 2014 em https://dl.dropboxusercontent.com/u/6359651/manuais%20de%20fotografia/1_Manual_Tec_Foto.pdf
- Silveira Ramos, M. e Soudo, J. (0). Manual de Técnicas de Iluminação em Fotografia. Acedido em 9 de novembro de 2014 em https://dl.dropboxusercontent.com/u/6359651/manuais%20de%20fotografia/3_Manual_Ilum_Foto.pdf
- Thomas, B. (1980). Light - Its Interation with Art and Antiquities. New York: Plenum Press
- Ventura, A. (0). Fotografia Aplicada - algumas considerações gerais. Acedido em 10 de novembro de 2014 em https://dl.dropboxusercontent.com/u/6359651/foto%20aplicada/foto_aplicada%202.pdf
Método de Ensino
Propomos a execução de uma série de exercícios que, no conjunto, devidamente relacionados e tratados em termos de conteúdos, fornecerão o domínio conceptual e operacional dos processos fotográficos em questão.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)