Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938055.
Docente(s)
            - Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Relacionar o contexto de desenvolvimento dos movimentos artísticos em Portugal na Época Moderna, com as suas características peculiares. 
Caracterizar e identificar as suas principais manifestações artísticas e respectivos autores.
Desenvolver a capacidade de pesquisar e tratar informação científica
Programa
          I - A transição do modo gótico para o Renascimento em Portugal:
   1 - A pintura quatrocentista: Nuno Gonçalves. 
II O Ciclo Renascentista: inovações e resistências
   1-A aproximação ao Classicismo italianizante
   2-A Pintura no primeiro quartel do século XVI. 
   2.1-A organização do trabalho
   2.2-A encomenda e o mecenato. As obras reais e os particularismos regionais
   2.3-As importações. A prevalência das oficinas flamengas
   2.4.-A produção nacional. Centralidade e periferismo.As Escolas de Lisboa, Coimbra e Viseu
   3-A evolução arquitectónica
   3.1-O tardo-gótico arquitectónico: as grandes edificações manuelinas. 
   3.2-A introdução dos novos modelos na arquitectura. A Arte "ao Romano": fontes e vias de penetração.
   4. A Escultura renascentista: as Escolas de Lisboa, Coimbra e Évora  
III -DO RENASCIMENTO AO MANEIRISMO 
   1-A nova conjuntura artística e as mudanças de gosto
   1.1-Portugal e a Prima Maniera italiana
  1.2-A suave Maniera: a Idea
  1.3-A geração dos pintores «romanizados»
   2-A Contra-Reforma e a Contra-Maniera.
   2.1-A Pittura Senza Tempo e o «Decoro» tridentino
   2.2 - A arquitectura chã
   2.3 - A escultura
3 - As artes decorativas
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: realização de dois trabalhos escritos, um sobre Arte Renascentista portuguesa e outro sobre Arte Maneirista em Portugal, dependendo a aprovação de uma média final de 10 valores. Contudo, 8 é a nota mínima exigida num dos trabalhos, que terá que ser compensada pelo outro para obter a média final de 10. Quem tiver num dos trabalhos nota inferior a oitp, reprovará e será admitido a exame. 
Exame Final : realização de um trabalho escrito sobre um dos temas constantes do programa e sua apresentação oral. Aprovação com nota mínima de 10 valores.
Bibliografia
          - Pereira (coord), P. (1995).  História da Arte Portuguesa. (Vol. II ). Lisboa:  Círculo de Leitores / Temas e Debates
- Serrão, V. (2002). História da Arte em Portugal - Renascimento e Maneirismo. Lisboa:  Presença
- V.V, A. (1986). História da Arte em Portugal.. (Vol. 5,6,7,8,9,10). Lisboa:  Alfa
- VV, A. (2010). A Nova História da Arte de Janson. A tradição ocidental, revisão científica de Fernando António Baptista Pereira, 9ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
Método de Ensino
          Aulas teóricas com base na observação e análise de obras de arte.
Aulas teórico-práticas com base na discussão e reflexão sobre conteúdos abordados nas aulas teóricas, através da análise de obras de arte e leitura comentada de textos
Apoio tutorial
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de outubro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















