Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938052.
Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Compreender a evolução do paradigma artístico a partir da Baixa Idade Média e na Época Moderna, e relacioná-lo com as respectivas modificações sócio-culturais. Caracterizar os movimentos artísticos e desenvolver a capacidade de leitura das obras, enquanto objectos estéticos, históricos e artísticos.
Programa
I- O desenvolvimento artístico na Época Moderna: a emergência de um novo paradigma artístico.
1-Origens do espaço plástico renascentista: o proto-renascimento italiano
1.1 - A perspectiva e a recuperação da tridimensionalidade na Pintura e na Escultura
2 - A Arquitectura Renascentista italiana: os modelos da Antiguidade Clássica e a importância da Tratadística.
3 - A Escultura renascentista
3.1 - De Ghiberti aos escultores da "Geração da Graça";
3.2 - O verismo de Andrea del Verrocchio
4 - A Pintura Renascentista
4.1- O proto-renascimento de Giotto da Bondone
4.2 - A "Ars Nova" Flamenga: a redescoberta do óleo e o realismo flamengo
4.3 - A pintura italiana quatrocentista
4.4 - Leonardo da Vinci, Rafael de Urbino e Miguel Ângelo
5-A irradiação europeia da experiência renascentista
6-O Maneirismo
61-O novo conceito estético e artístico.A rebelião anti-clássica
6.2-"A Prima-Maniera" e a "Ars Naturans". Inovações compositivas na Pintura, Arquitectura e Escultura.
6.3- A "Contra-Maniera"e a produção literária no tocante às questões artísticas.
6.3.1 - A Contra-Reforma Católica e o seu impacto no desenvolvimento artístico dos países do Sul da Europa.
6.3.2 - A importância e o papel das gravuras na difusão do Maneirismo na Europa.
7 - O Maneirismo de Antuérpia.
8 - A difusão do Maneirismo na Europa
9 - O novo paradigma estético seiscentista: a Arte Barroca
Metodologia de avaliação
No regime de avaliação contínua, realizam-se duas frequências,sendo 7,5 a nota mínima exigida para poder ser realizada (ou validada) a outra,dependendo a aprovação de uma média final de 10 valores. Exame Final : aprovação - nota mínima de 10 valores
Bibliografia
- Chevalier, J. e Gheer Brant, A. (1982). Dictionnaire des Symboles. Mythes, Rêves, Coutumes, Gestes, Formes, Figures, Couleurs, Nombres. Paris: Robert Laffont & Jupiter
- Janson, H. (2010). A Nova História da Arte de Janson. A tradição ocidental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Réau, L. (1996). Iconografia del Arte Cristiano. (Vol. 5vols). Barcelona: Ediciones del Serbal
- Turner, J. (1998). The Dictionary of Art. London: Jane Turner
- VV, A. (1972). História da Arte. (Vol. 5 e 6). Lisboa: Alfa
Método de Ensino
Aulas teóricas, partindo sempre da observação e análise das obras de arte.
Aulas teórico-práticas com base na discussão e reflexão sobre os conteúdos abordados nas aulas teóricas.
Apoio tutorial
Visitas de estudo
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de outubro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)