Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 60,0 PL + 3,0 OT , Cód. 938030.
Docente(s)
- Sílvia Oliveira Sequeira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Pretende-se fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos nos domínios da área de conservação e restauro de documentos gráficos, e fomentar uma abordagem crítica às opções de tratamento, nomeadamente na escolha de técnicas e materiais para intervenção. Os alunos deverão ser capazes de desenvolver trabalho básico autónomo na área de preservação, conservação e restauro de diferentes tipos de documentos gráficos.
Programa
1.Introdução aos documentos gráficos: características e evolução histórica
2.Caracterização de documentos gráficos
- Identificação e caracterização de tipos de suporte de documentos gráficos
- Distinção entre materiais/técnicas de execução gráfica
3. Avaliação do estado de conservação
- Identificação e quantificação de patologias
4.Realização de uma proposta de conservação e restauro e respectivo orçamento
- Questões éticas a serem consideradas
- Adequação da proposta à função futura da peça
5.Principais metodologias de conservação e restauro de documentos gráficos
- Limpeza por via mecânica
- Limpeza e estabilização por via química
- Estabilização de deterioração microbiológica
- Branqueamento
- Estabilização física
- Secagem e planificação
- Reintegração cromática
6.Acondicionamento para reserva, exposição e transporte
7.Proposta de conservação preventiva para documentos gráficos
Metodologia de avaliação
A avaliação final é constituída por:
a) Assiduidade, participação, desempenho (10%)
b) Exame final teórico (40%)
c) Relatório final e apresentação (50%)
Apenas os alunos com avaliação positiva (maior ou igual a 9,5 valores) na época de avaliação contínua ( a)) serão admitidos à época de exame.
Para aprovação a nota final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores em 20.
Bibliografia
- Gascoigne, B. (2004). How to Identify Prints. London: Thames & Hudson (ISBN-13: 978-0500284803)
- Kolar, J. e Strlic, M. (2005). Ageing and Stabilisation of Paper. Ljubljana: National and University Library
- Viñas, S. (2010). La Restauracion Del Papel. Madrid: TECNOS
- Paper Conservator (The).(2013, 0 de ---). Paper Conservator (The),
- Paper conservation methods: An international survey.(2016, 0 de ---). Journal of Cultural Heritage, pp. 922-930.
- Paper conservation methods: a literature review.(2015, 0 de ---). Cellulose, pp. 2859-2897.
Método de Ensino
Aulas teóricas sobre os princípios técnicos e científicos dos conteúdos da UC. Aulas práticas laboratoriais, com exercícios didáticos de diagnóstico e de diferentes tipos de tratamentos e aplicação prática dos mesmos em obras reais.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Office - WORD, EXCEL, POWERPOINT.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)