Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81773.
Docente(s)
- José António Marques de Oliveira e Vieira da Cunha (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A. Compreender a escrita-leitura-pensamento como um processo único não apenas de carácter criativo mas também reflexivo e crítico;
B. Construir de um corpus pessoal de referências literárias e cinematográficas;
C0. Adquirir prática de escrita e revisão de textos para cinema.
C1. Escrita de argumentos através de um processo de adaptação;
C2. Escrita de argumentos "ex nihilo";
C3. Adquirir os conceitos fundamentais relativos à construção de narrativas.
Programa
1. A leitura como processo de escrita;
2. A escrita como ato de pensamento;
3. O pensamento como raiz circular da nossa relação com o mundo através da expressão artística;
4. Prática da escrita-leitura-pensamento.
4.1 - Estrutura do discurso narrativo;
4.2 - Elementos narrativos
4.3 - Fundamento e forma da escrita de argumento
4.4 - O argumento, a escrita e as imagens
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Participação e desenvolvimento de actividades em contexto de aula: 20%
Argumento #1 (adaptação): 35%
Argumento original: 45%
Exame/Recurso/Época especial:
Argumento #1 (adaptação): 45%
Argumento original: 55%
Bibliografia
- Burch, N. e , . (2003). Praxis del Cinea. Madrid: Editorial Fundamentos
- Chatman, S. e , . (1990). Historia y discurso: La estructura narrativa en la novela y en el cine. Madrid: Altea, Taurus, Alfaguara
- McKee, R. (2004). El Guión. Barcelona: Alba Editorial
- Vogler, C. e , . (2002). El Viaje del Escritor. Barcelona: Ediciones Robinbook
Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas, de natureza participativa onde os textos/filmes propostos provocam relação com o acto da escrita e a reflexão crítica dos trabalhos.
Software utilizado nas aulas
. Processador de texto;
. Celtx (ou similar).