Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817720.
Docente(s)
            - Liliana Cristina Vidais Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          1.	Computador pessoal 
2.	Acesso à internet 
3.	Auriculares
Objetivos
          a) Compreender o cinema global contemporâneo.
b) Analisar e problematizar os discursos cinematográficos em clara articulação com os momentos sócio-políticos contemporâneos.
c) Identificar o perímetro estético associado aos géneros cinematográficos retirando as suas potencialidades e limitações.
Programa
          1. Cinema contemporâneo da América Latina: 
1.1. Nova Vaga do cinema mexicano e cinema cubano.
1.2. Cinema brasileiro pós-cinema novo. 
1.3. Novo cinema argentino.
2. Cinema contemporâneo africano e do médio oriente:
2.1. Tradições do cinema africano.
2.2. Novo cinema turco (alternativa: cinema palestiniano; cinema israelita; cinema egípcio).  
2.3. Novo cinema iraniano.
3. Cinema contemporâneo do leste e sul asiático:
3.1. Cinemas da China e Coreia do Sul.
3.2. Cinema indiano entre a tradição e a contemporaneidade.
4. Cinema contemporâneo europeu:
4.1. Tragédia e contemporaneidade no cinema português.
4.2. Violência e poder no cinema austríaco.
4.3. Memória do Holocausto no cinema alemão. 
5. Cinema contemporâneo escandinavo:
5.1. Cinema dinamarquês (alternativa: cinema norueguês; cinema sueco).
Metodologia de avaliação
          1. Avaliação contínua:
1.1. Análise fílmica escrita (50%)
1.2. Exercícios escritos sobre os filmes do programa (50%)
2. Exame Época Normal e Época Recurso:
2.1. Prova escrita sobre o programa letivo (100%)
Bibliografia
          - Badley, L.  e Palmer, R.  e Schneider, S. (2006). Traditions in World Cinema. Edinburgh:  Edinburgh University Press
- Chaudhuri, S. (2005). Contemporary World Cinema: Europe, The Middle East, East Asia and South Asia. Edinburgh:  Edinburgh University Press
- Stafford, R. (2014). The Global Film Book. London and New York:  Routledge
Método de Ensino
          1. Aulas à distância
2. Modo síncrono
Software utilizado nas aulas
          1. Plataforma utilizada para lecionação à distância
1.1. Microsoft Teams (em alternativa: Zoom)
1.2. Doctrino (https://doctrino.ipt.pt)
2. Software necessário para aplicação dos conhecimentos adquiridos
2.1. Microsoft Word
2.2. Adobe Acrobat Reader
2.3. VLC Media Player
2.4. Quick Time Player 

















