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Ano Letivo: 2018/19

Web e Dispositivos Móveis

Design de Interfaces

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 12718/2016 - 19/10/2016

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 62008.

Docente(s)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Definir conceitos de design de User Interfaces (UI), User Experience (UX), Design de Interação (IxD) e Usabilidade
2. Identificar os principais dispositivos e plataformas móveis e suas especificidades
3. Aplicar princípios e orientações de design de UI
4. Entender o processo, identificar e usar ferramentas de design de UI
5. Desenvolver projeto design UI

Programa
1. Conceitos
1.1. Design de Interface do Utilizador (UI - User Interface)
1.2. Design de Interação (Ix - Interaction)
1.3. Design de Experiência do Utilizador (UX - User Experience)
1.4. Usabilidade
2. Dispositivos e Plataformas Móveis
2.1. Tipos de dispositivos e plataformas móveis
2.2. Limitações, possibilidades e contexto de utilização
3. Design de Interfaces (UI)
3.1. Princípios de design
3.2. Orientações para o design UI nas diferentes plataformas móveis
3.3. Processo e ferramentas desenvolvimento de UI
4. Projeto de design de UI para uma aplicação móvel

Metodologia de avaliação
Época de Frequência: Trabalho Projeto. Dispensados da aval. final alunos com nota >=10 e presença >= 2/3 das aulas. Época de Exame/Recurso: Admitidos alunos que não se enquadrem nos critérios da avaliação da época de frequência. Trabalho Projeto.

Bibliografia
- BERKMAN, E. e HOOBER, S. (2012). Designing Mobile Interfaces. California: OReilly
- Butler, J. e Holden, K. e LIDWELL, W. (2003). Universal Principles of Design: a cross-disciplinary reference. Massachusetts: Rockport Publishers
- FONSECA, M. e CAMPOS, P. (2012). Introdução ao Design de Interfaces. Lisboa: FCA
- WOOD, D. (2014). Basics Interactive Design: Interface Design. Londres: Bloomsbury

Método de Ensino
1. Aulas expositivas e demonstrativas (de cariz teórico-práticas), com apoio audiovisual; 2. Aulas práticas com resolução de exercícios práticos, desenvolvimento e acompanhamento do projeto.

Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator.
Adobe Photoshop.
Adobe XD (Experience Design CC).

 

 

 


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