Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 602810.
Docente(s)
- José António Marques de Oliveira e Vieira da Cunha (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos e ferramentas que permitam planificar, programar, organizar e refletir sobre os meios técnicos e artísticos que um projeto necessita e exige.
Programa
1- O que é uma história? A importância das histórias. Teorias da narrativa.
2- De onde vêm as ideias?
3- Adaptação
4- Género e convenções
5- O que é um Guião? Funções, elementos, regras e convenções.
6- Regras e convenções da paginação "Master Scene"
7- A natureza estrutural do guião
8- A escrita audiovisual
9- Fases do desenvolvimento de um guião, premissa dramática e título
10- História e Enredo
11- A narrativa audiovisual multiplataforma
12- Narrativa e ponto de vista
13- Protagonista e antagonista: motivação interna e externa
14- Personagem e arquétipo
15- Desenvolvimento de personagens e caracterização
16- Conflito e tipos de conflito
17- Recursos dramáticos: Focalização, Dramatização, Informações, Elipses e paraelipses, Suspense, Antecipação, Intriga, Flashback e Flashfoward, Finais
18- O Guião
19- Storyboard: importância de um storyboard
20- Cinema de Animação
21- Pixar?s Rules of Storytelling: regras da Pixar para contar uma história de sucesso
22- Pitching
23- Repérage
24- Storyboarding
25- Animatic
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Assiduidade (5%), guião (30%), storyboard (30%), animatic (35%).
Avaliação Periódica
Guião (30%), storyboard (30%), animatic (40%).
Avaliação Final
Guião, storyboard e animatic (100%).
Bibliografia
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop, Adobe After Effects, Adobe Première