Publicação em Diário da República: Aviso nº 1804/2017 de 16/02/2017
5.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP , Cód. 618210.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Adquirir os fundamentos dos métodos analíticos volumétricos e gravimétricos, potenciométicros e condutimétricos; espetrométricos de emissão e de absorção e ainda cromatográficos. Identificar e utilizar os métodos em análise qualitativa e quantitativa no controlo de qualidade. 
Programa
          1. Volumetria ácido-base. Volumetria de precipitação e gravimetria.
2. Condutimetria: condutividade e a condutividade molar; medição da condutividade; métodos de análise condutimétrica (titulações).
3. Potenciometria: células potenciométricas-eléctrodos de referência e eléctrodos indicadores; métodos de análise potenciométrica (titulações).
4. Espectrofotometria do visível e ultravioleta: fundamentos teóricos; espectrofotómetros; análise qualitativa; análise quantitativa e métodos de cálculo.
5. Fotometria de chama de emissão: fundamentos teóricos; sistemas instrumentais; análise quantitativa e métodos de cálculo.
6. Espectrometria de absorção atómica: fundamentos teóricos; equipamentos; aplicações.
7. Cromatografia: fundamentos teóricos; equipamentos e aplicações. 
Metodologia de avaliação
          Testes escritos em frequência e/ou  exame(60%)e elaboração de relatórios dos trabalhos práticos(40%).
Bibliografia
          - Christian, D. (2013). Analytical Chemistry. New York:  John Wiley & Sons
- Crouch, S.  e Holler, F.  e West, D.  e Skoog, D. (2013). Fundamentals of Analytical Chemistry. New York:  Thomson Brooks/Cole
- Gonçalves, M. (2001). Métodos Instrumentais de Análise de Soluções Análise Quantitativa. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
Método de Ensino
          Aulas teóricas onde são leccionadas os conteúdos programáticos propostos, aulas teórico-práticas e aulas práticas laboratoriais com a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas
teóricas.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















