Publicação em Diário da República: Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL , Cód. 61187.
Docente(s)
- José António Ribeiro Mendes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n.a.
Objetivos
Dominar ferramentas avançadas de 1) Processamento de texto, 2) Folhas de cálculo e 3) Apresentações; para saber fazer um relatório, analisar dados e apresentar em público. 4) Conhecer as facilidades de redes sociais, web 2.0, aprendizagem à distância e mobilidade. 5) Negócio Inteligente
Programa
1. Processamento de Texto: Microsoft Word: Edição, formatação e estruturação de documentos, Índices; bibliografia; verificação ortográfica e sintáctica, sinónimos e traduções. Revisão e edição colaborativa; Criação de Modelos e Formulários.
2. Folha de Cálculo: Microsoft Excel: Funções; Análise gráfica de dados; Análise de dados através de ferramentas de apoio à decisão.
3. Apresentações: Microsoft Powerpoint: Modelos de apresentação; Inserção de objetos Gráficos; Organogramas; Vídeos; Animações e transições entre diapositivos; Temporizador; Modelos globais; Notas do orador; Vista do apresentador; Configuração de apresentações; Ensaiar intervalos; Gravar apresentações.
4. Redes Sociais, Web 2.0, Mobilidade, eLearning: Análise síntese sobre as redes sociais existentes e ferramentas web 2.0. Aplicações para a mobilidade a qualquer hora em qualquer lugar. Aprender à distância e ao longo da vida.
5. Negócio Inteligente: Tendências no Comércio, Empresas 2020 e novas formas de negócio.
Metodologia de avaliação
Teste escrito, com consulta, em frequência, ou nas épocas de exame.
Bibliografia
- Costa, N. e Marques, P. (2013). Fundamental do Word 2013. : FCA
- Mendes, J. e Marques, C. e Silva, V. e Campos, R. (2013). Exercicios Office. : UDTIC - IPT
- Mendes, J. (2014). Empresas 2020. : UDTIC - IPT
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas e aulas prático-laboratoriais onde se propõem a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Microsoft Office;
Plataforma de e-Learning (Moodle)