6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP , Cód. 61421.
Docente(s)
- Patrícia Alves de Carvalho Lobo (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n/A
Objetivos
A. Desenvolver competências de compreensão do texto e realização de textos.
B. Produzir textos com técnicas e modelos diversificados;
C. Reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação;
D. Desenvolver competências de compreensão, interpretação e expressão oral;
E. Adquirir métodos e técnicas de pesquisa
Programa
1. Importância da língua como instrumento de comunicação e a adequação do discurso:
1.1. Alguns conceitos introdutórios (língua / linguagem; língua oficial / língua nacional; língua padrão; língua materna, bilinguismo/multilinguismo)
1.2. Variação e evolução linguística
1.3. Funções do discurso e adequação discursiva
2. Discurso escrito
2.1. O novo acordo ortográfico: alterações significativas
2.2. Erros frequentes de ortografia, de gramática e de pontuação
2.3. Textos da área profissional: Interpretar, resumir, sintetizar e parafrasear.
2.4. Textos dos media: Interpretar e comentar notícias, reportagens, entrevistas, artigos de opinião/crítica, crónicas.
2.5. Textos do domínio comercial/institucional: Interpretar e redigir curriculum vitae, carta, e-mail formal, ata, declaração, requerimento, relatório, contrato, regulamento.
3. Discurso oral
3.1. Regras e técnicas para uma boa expressão oral
3.2. Exposições e relatos
3.3. Entrevistas de emprego
3.4. Apresentações em formato Pitch
3.5. Reuniões e debates
4. Trabalhos de pesquisa/ elaboração de relatórios
4.1. Introdução à pesquisa bibliográfica
4.2. A leitura e a seleção de informação
4.3. Organização de dados, estruturação do trabalho e redação do texto final
4.4. Normas de apresentação de citações e de bibliografia
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: presença e participação na aula (10%), projecto (30%), apresentação (30%) prova escrita (30%); Avaliação periódica: Prova escrita (100%); ou
Avaliação final - exame escrito (100%). É obrigatório um mínimo de 9,5 valores.
Bibliografia
(2005). NASCIMENTO, Z. e PINTO, J. A Dinâmica da Escrita. Como escrever com êxito. . Lisboa: Plátano Editora
(2007). CASTELEIRO, João Malaca e CORREIA, Pedro Dinis. Atual O Novo Acordo Ortográfico. . Lisboa: Texto Editores
(2015). LOPES, M. e PINTO, M. e AZEVEDO, M. Gramática Prática de Português. . Lisboa: Raiz Editora
(2015). Pares dificeis da Língua Portuguesa. lisboa: Planeta
Método de Ensino
As aulas são teórico-práticas, sendo pontuadas por diversos exercícios práticos, tanto dentro como fora da sala de aula, com o propósito de incitar os/as alunos/as a usar a língua portuguesa em situações de simulacro profissional.
Software utilizado nas aulas
plataforma de eLearning