Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL , Cód. 60027.
Docente(s)
- Oliva Maria Dourado Martins (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Discutir e reflectir sobre os princípios éticos do consumo
Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados
Conhecer os principais métodos de estudo
Elaborar um plano de marketing
Conhecer as especificidades do marketing e da gestão da marca
Programa
1. Princípios do marketing (história e ética empresarial); 2. Análise de mercado;3. Segmentação e Posicionamento;4. Políticas de marketing;5. O plano de marketing;6. Gestão da Marca.
Metodologia de avaliação
Avaliação continua. Realização de trabalho prático (40%) com apresentação e discussão, (nota mínima de dez valores) e um teste (60%), (nota mínima de nove valores).
Exame normal: Exame (100%).
Bibliografia
- Georgson, M. e Keller, K. (2008). Strategic Brand and Management - An European Perspective. UK: Prentice Hall
- Kotler, P. (2008). Principles of Marketing. UK: Prentice Hall
- Kotler, P. (2008). Principles of Marketing. UK: Prentice Hall
- Vicente Rodrigues, J. e Lévy, J. e Lindon, D. e Dionisío, P. (2004). Mercator XXI - Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote
Método de Ensino
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.