Publicação em Diário da República: Aviso nº 2367/2016 - 25/02/2016
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL , Cód. 600212.
Docente(s)
            - Ana Cristina Becerra Nata dos Santos  (2)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Definir mercado;
Identificar dimensões de análise;
Escolher unidades de medida;
Conhecer os agentes e os factores de evolução;
Analisar o ciclo de vida do mercado;
Conhecer os princípios da amostragem;
Construir questionário;
Conhecer técnicas observação, entrevista e grupos de foco;
Analisar dados.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) -
4 Educação de Qualidade
Programa
          Capitulo I - Complementos de Análise de Dados
1.1 - Teste de Hipóteses e Intervalos de Confiança
1.2 - Testes Não-Paramétricos
1.3 - Regressão Linear Simples e Múltipla
1.4 - Tabelas de Contingência 
Capitulo II - Introdução ao Estudo de Mercado
2.1 - Introdução - Conceitos
2.2 - O processo de Estudos de Mercado
2.3 - A indústria dos Estudos de Mercado
2.4 - Definição de problema e de objectivos de estudo
2.5 - Fontes estandardizadas de informação
2.6 - Observação. Grupos de foco e outros métodos qualitativos
2.7 - Métodos de recolha de informação
Metodologia de avaliação
          Avaliação continua: teste com duas vertentes: uma teórica, nota mínima de nove valores, 50% e outra prática 50%. 
Avaliação por exame: teste com duas vertentes: uma teórica. nota mínima de nove valores, 50% e outra prática 50%.
Bibliografia
          - Burns, A.  e Bush, R. (2003). Marketing Research: Online Research Applications. USA:  Prentice Hall
- Marroco, J. (2004). Análise Estatística com a Utilização do SPSS.  :  McGraw Hill
- Oliveira, J. (2012). Marketing Research. (Vol. I). Lisboa:  Edições Sílabo
- Oliveira, J. (2013). Marketing Research. (Vol. II). Lisboa:  Edições Sílabo
Método de Ensino
          Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.
Software utilizado nas aulas
          

















