IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2018/19

Design Multimédia

História e teoria da arte

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 61753.

Docente(s)
- Jorge Morarji dos Remédios Dias Mascarenhas (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
não aplicável

Objetivos
.Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
-enquadrar histórica e culturalmente a Arte Ocidental (da antiguidade aos nossos dias)
-demonstrem alguma capacidade de observar e analisar uma obra de arte
-conheçam os princípios que uma obra da arte pode encerrar
-percebam os mecanismos da representação

Programa
TEORIA DA ARTE
-Conceito de arte e obra de arte
-Disciplinas artísticas
-Componentes da obra de arte
-Critérios a analisar e avaliar
-Mecanismos de representação
-Breve introdução as teorias do cinema
HISTORIA DA ARTE
-Arte Pré-Histórica (curta referência)
II- A Antiguidade Clássica: do Próximo Oriente Antigo, Egípcia, Egeia, Grega, Etrusca, Romana, Paleocristã e Bizantina
III- A Idade Média ao sec.XIX: Medieval, Românica, Gótica, Italiana dos sec.XII e XIV, Norte da Europa sec XV, Renascimento, Maneirismo, Reforma, Barroco, Iluminismo, Romantismo
IV-Arte do sec XIX ao sec XXI: (cerca de 60 movimentos) Positivismo, Realismo, Impressionismo, Arte Nova, Simbolismo, Impressionismo, Vienna Secession, Fauvismo, Die Bruke, Expressionismo, Cubismo, De Stil, Dada, Bauhaus, New Objectivity, Surrealismo, New York Photo, Popo Art ?.
V-Teoria e História do Design
-movimentos
-tendências
-evolução dos materiais (tendências e técnicas)

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua:
Uma frequência (F)
Um trabalho de pesquisa (Tp)
Aprovação (F+2Tp)/3 maior ou igual a 09,5
Exame: admitidos os que tenham uma nota menor que 9,5
Exame: Um trabalho que implica pesquisa sobre diversos temas lecionados

Bibliografia
- Eimert, D. (2013). ART OF THE 20TH CENTURY. London: Parkstone International
- Pugh, S. (1990). TOTAL DESIGN. London: Addison-wesley Publishing Company
- Schneckenburger, . (1999). ARTE DO SEC. XX. London: Tachen

Método de Ensino
As aulas de História e Teoria da Arte e Design são leccionadas, com base na observação e análise comentada cronológica das obras de arte tendo em conta sempre o enquadramento artístico e socioeconómico da época

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 24 de julho de 2019

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado