Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 624015.
Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Fundamentos de Animação 3D.
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de desenvolver um personagem com rigg e animação para videojogos.
Programa
1 - Modelação
1.1 Técnicas e ferramentas de modelação 3D de personagens para videojogos
1.2 Anatomia e antropometria
1.3 Coordenadas de mapeamento (UV's)
2 - Rigging e Skinning
2.1 Rigging de personagens (Sistema Biped)
2.2 Skinning e pintura de pesos
2.3 Controladores
3 - Texturas
3.1 Criação de texturas para personagens
4 - Animação
4.1 Animação para videojogos
4.2 Exportação de personagens em formato FBX (com animação)
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (5%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Projeto final (70%)
Avaliação Periódica:
- Projeto final (100%)
Avaliação Final:
- Projeto final (100%)
Bibliografia
- Derakhshani, D. e Derakhshani, R. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Estados Unidos: Sybex
- Goldstone, W. (2011). Unity 3.x Game Development Essentials. Inglaterra: Packt Publishing
- Greenway, T. (2011). Photoshop for 3D Artists. Inglaterra: 3DTotal
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds Max, Adobe Photoshop, Unity.