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Ano Letivo: 2018/19

Animação e Modelação 3D

Modelação e Animação 3D

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 624012.

Docente(s)
- Horácio Hugo Ferreira Faria de Azevedo e Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Fundamentos de Animação 3D.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de modelar um cenário e objetos com baixo teor de polígonos para videojogos, criar texturas para videojogos, materiais complexos e fazer iluminação avançada.

Programa
1 - Modelação Avançada
1.1 Técnicas avançadas e ferramentas de modelação 3D para videojogos (cenário e objetos)
1.2 Criação de coordenadas de mapeamento (UV’s)

2 - Texturas e Materiais
2.1 Criação de texturas para videojogos (diffuse, specular, normal bump, opacity)
2.2 Materiais complexos e respetivas propriedades e parâmetros

3 - Iluminação Avançada e Render
3.1 Tipos de luzes e respetivos parâmetros (iluminação direta)
3.2 Controle de exposição fotográfica
3.3 Iluminação a partir de objetos
3.4 Iluminação global (iluminação indireta ou GI)
3.5 Iluminação com HDRI (IBL - Image-Based Lighting)
3.6 Parâmetros de render (Arnold)
3.7 Processo de “Render To Texture” (Texture Baking)

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- Assiduidade dos alunos (5%)
- Tarefas propostas em aula (25%)
- Projeto final (70%)

Avaliação Periódica:
- Projeto final (100%)

Avaliação Final:
- Projeto final (100%)

Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Demers, O. (2002). Digital Texturing and Painting. Estados Unidos: New Riders
- Derakhshani, D. e Derakhshani, R. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Indiana: Wiley
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos: Wiley

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Autodesk 3Ds Max, Adobe Photoshop.

 

 

 


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